terça-feira, 6 de maio de 2008

Para Eça...


Barcelos, 27 de Abril de 2008


Querido Eça…
Então como vais, amigo? Espero que bem. Comigo está tudo bem. Estou a escrever-te [x], primeiro, para te dar os parabéns pela tua obra. Segundo, para te contar o estado lamentável em que se encontra a nossa sociedade no que toca à classe política.

Na tua obra é notório vislumbrar [é notória/vislumbra-se claramente]a corrupção política. Os homens do estado utilizavam o poder político para seu próprio benefício. Também é de realçar a influência negativa que estes exerciam sobre a comunicação da época manipulando de forma inequívoca a opinião pública. O jornalismo, por exemplo, era uma profissão ingrata, já que não lhes [x]era permitido relatar a verdade dos factos sem que fosse revisto, fazendo uma espécie de censura a todo o trabalho escrito.
Hoje, continuamos a assistir a manobras de bastidores, favores políticos, ilegalidades e todo um conjunto de acções à margem da lei. Como exemplos recentes temos a Fátima Felgueiras, (Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras) e o famoso saco azul de Avelino Ferreira Torres (ex-Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses), com processos em tribunal por crimes cometidos.
Nunca, aqui em Portugal, a classe política [x] tão desacreditada como agora.Era [Seria]óptimo dizer-te que os nossos problemas ficam por aqui, mas a verdade é que isto é apenas o começo. Para a próxima, escrevo-te sobre a religião, porque que é um assunto que também aprecias.


Abraços da tua amiga,
Inês Fernandes





Inês Fernandes, 11ºG

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

A ideia está boa, Inês. Gostei da abordagem, mas peca por ter ficado algo curta na análise... enunciaste os problemas e ficou por aí.
Tens falhas na pontuação e em algumas construções.
Mas, globalmente, está muito positiva. Gostei! :D