sexta-feira, 16 de maio de 2008

Uma vida humana com preço


Sempre ouvi dizer que a sociedade, devido aos avanços científicos, ia mudar, mas o que se esqueçeram de mencionar é que talvez não seria para melhor.
Somos "bombardeados" todos os dias pelos meios de comunicação, com notícias sobre homícidios, roubos, escravatura, pedofilia, entre outros. Estas notícias chocam-nos, mas é algo a que simplesmente damos a atenção de pensar que apenas acontece aos outros.
Ultimamente, fomos informados que uma senhora supostamente famosa - mais de metade dos portugueses nunca ouviu falar dela - contratou um homem para assassinar o seu marido. Essa notícia foi alvo de uma tremenda exposição pública, sendo noticiada em todos os telejornais e em jornais. A exposição mediática do caso deveu-se, talvez, a ser um tipo de crime não muito falado em Portugal e a história chamou a atenção aos portugueses que ainda julgavam que isto só acontecia nos filmes da Máfia.
Embora em Portugal este tipo de crime, denominado como "morte por encomenda", seja uma novidade,[?] já não o é noutros países. A tão falada Máfia italiana usava, e talvez ainda use, esta medida para se livrar de pessoas indesejáveis, sem sujar os seus fatinhos caros. Não se pode dizer que eles não sejam inteligentes, porque livram-se das pessoas indesejáveis e não são culpados pela sua morte.[?]
Talvez tenha sido na Máfia que a dita senhora foi buscar a sua inspiração, ao que parece, ela não esteve com muita atenção aos filmes da Máfia, pois está presa e por lá irá continuar por mais vinte e três anos.
A questão será: quanto vale uma vida humana? Li a resposta a esta questão, recentemente, numa revista: por 50€ existe alguém nos bairros de lata capaz de tirar a vida a um ser humano!
Estes senhores e estas senhoras, que contratam uma pessoa para matar outra pessoa, são a vergonha desta sociedade que se encontra cada vez mais degradada. Eles não só destroem a sua vida, como a vida do assassino contratado e do assassinado. Apesar de destruirem as vidas de seres humanos, julgam-se capazes de não serem punidos por isso.
Bem, eu ainda "sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a rectidão como um caudaloso rio", tal como o Dr.Martin Luther King, cujo assassinato, curiosamente, pode ter sido por encomenda.



Diana Oliveira,11ºE

Sem comentários: