Este é um espaço para os meus alunos de Português... os que o são, os que o foram... os alunos da Escola Secundária de Barcelos... (e seus amigos que, se "vierem por bem", serão muito bem recebidos!)... Poderá vir a ser um ponto de encontro, onde a palavra escrita imperará, em liberdade, criativamente, para além das limitações da sala de aula, porque acreditamos que escrever não é "um acto inútil"... inútil é calar.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
A educação
A educação é um tema muito abordado na actualidade, principalmente devido ao que acontece entre os professores e os alunos, em algumas escolas do país. Há quem tente encontrar o culpado ou culpados da falta de formação dos jovens de hoje, que agem de forma muito agressiva. Alguns consideram que os culpados são os pais, a família, que nos dias que correm, não transmite, por falta de tempo, os valores positivos e necessários aos filhos. Realmente, os pais trabalhadores dispõem de pouco tempo livre para o diálogo com os filhos e compensam-nos dando-lhes tudo aquilo que eles querem. Não se nega um telemóvel, um computador, uma playstation. Neste caso, os jovens são compensados materialmente, mas não com afecto. Mas não será a sociedade exigente de mais? O ritmo de vida é alucinante, exige muito de todos, pais, filhos, professores.Estes têm muita dificuldade em lidar com os jovens que vêem na vida outros atractivos para além da escola.
O problema é, pois, um pouco de todos: família, escola, meio social. Somos arrastados pela onda tecnológica que faz de nós mais máquinas do que seres humanos.
O problema não é a educação.
Rosa Fernandes, 11ºG
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário