sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bons Costumes não se discutem


Os costumes da sociedade portuguesa são um verdadeiro enigma!
Mas não dramatizem, este é um enigma fácil de ser resolvido, basta vermos o telejornal da TVI.
Para os homens portugueses, a ida ao café ver uma “futebolada” é tão certo como as mulheres ficarem a cuidar da casa. Nunca falha!
Já viram? Olhem agora, faltar a um jogo do Cristiano Ronaldo, um miúdo de “pés” e “carteira” de ouro, pouco instruído... mas o que é que isso interessa? Toda a gente sabe quem é, e quem não souber é burro ou inculto.
Mas e se a questão fosse: “Quem é José Saramago?”. A dúvida assalta-me. Talvez possam dizer que é um pivô da SIC. Mas interessa alguma coisa saber quem é Saramago? Que massada!
O povo português, desde sempre, é muito religioso, por isso dá uma grande importância ao domingo, porque é o dia em que se vai à missa, logo de manhã cedo, um dia em que as pessoas têm mais cuidado com a imagem, por exemplo: a roupa utilizada ao domingo é específica e não pode, ou não deve, ser usada num dia “normal”, um dia para estar com a família. Abençoado seja o domingo!
Senhor Doutor Engenheiro, prá aqui, Senhor Doutor Engenheiro prá acolá, um hábito português a questionar, mas o porquê de tantos doutores se sabemos que a taxa de licenciados em Portugal é baixíssima? Ora bem, para mim só há uma explicação, qualquer pessoa que tenha uma boa imagem, e se sente numa cadeira “à escritório”, já é licenciado, mestrado, doutorado. É uma festa, graças a Deus!
O século XXI, em Portugal, é muito “negro”, no que toca ao tamanho de roupas interiores, o país veste “TANGA”!
Contudo, nos últimos dois anos a venda de carros de luxo aumentou. Para este “fenómeno” não há muitas explicações, porém posso salientar duas, ou roubam ao estado, fugindo ao fisco, ou então preferem refeições a pão e água à falta da sua “bomba” na garagem.
Apesar de tudo, a sociedade portuguesa tem bons costumes, que por mim não foram mencionados, aqui.



Mariana Cassama 11ºG

Sem comentários: