sexta-feira, 16 de maio de 2008

Todos os cães ladram, e todos sem razão


Este país está ao contrário. Desenganem-se os Monçanenses que pensam que têm a casa na costa Sul, este "ao contrário" não é literal (infelizmente). O que está ao contrário é a nossa política. Os ‘pequenos’ partidos da esquerda, coitados, ainda se juntam aos professores na sua luta contra o sistema de avaliação, às populações que se manifestam contra o fecho das urgências ou maternidades e até dão apoio moral aos pobres dos camionistas que, a partir de agora, terão de pagar portagens em tudo o que é sitio. Mas, como as vozes de Francisco Louçã e de Jerónimo de Sousa são muito fraquinhas, esse esforço revela-se inútil.
Mudando de direcção, e seguindo agora para a direita, vemos um cenário completamente atípico. O Partido Popular deixou de fazer aquelas aparições nas feiras e mercados, ficando no seu canto sem perturbar ninguém. O PPD-PSD está uma verdadeira loucura, os seus militantes, completamente desinteressados pelo país, estão concentrados nas directas, procurando o novo 'homem do leme', 'homem do leme' este que, seja a ex-Ministra, seja o ex-Primeiro-Ministro, ou até mesmo, o homem que nos chamou bastardos, dificilmente ganhará as próximas eleições legislativas.
Para concluir, não sei se em beleza, penso que não, apenas falta dar uma olhadela ao PS, ao absolutista PS, que faz o que quer e sem ser contestado, visto que a oposição é mínima. A sua política desagrada a muita gente, mas essas pessoas, votaram neles em Fevereiro de 2005, dando-lhe a hegemonia parlamentar.
O país vai de mal a pior, e de quem é a culpa? Do governo, da não-oposição, dos eleitores desinteressados, ou será de todos um pouco? Será necessário criar o partido contra o governo-opositores-eleitores e sua políticas?
Todos nós temos culpas do estado degradante em que está o nosso país e o mais impressionante é que este pedaço de terra que todos gostamos está a afundar-se, e não é no Atlântico, visto que o 'afundar-se' não é literal.




João Pedro 11ºC

Sem comentários: