domingo, 11 de maio de 2008

Portugal em vias-de-extinção?




Pessoas e pessoas que estão hoje no Mundo do trabalho, ou da escola, e até da reforma, se queixam da inutilidade do presente. São pessoas que vivem numa realidade ingrata, que se debatem todos os dias com o problema do emprego, com o problema dos salários, com o problema das reformas, não são especulações, são factos!
É este o presente, é este o mundo assustador que preocupa milhões de Portugueses todos os dias e é este, se não pior, o futuro das gerações que se seguem!
Deparamo-nos constantemente com a subida de preços, com a subida dos impostos, com as exigências vastas, a verdade é que tudo nos impõe, mas... e dar?! Dar, ninguém dá nada! É triste, é assustador, é revoltante! Vivemos num país onde o pobre ficará cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico, parece até que nos encontramos novamente numa sociedade de classes, onde o "povo" luta para sobreviver e a "nobreza" vive da luta do "povo"!
Nós, estudantes, vivemos sem a certeza do futuro. Estudamos todos os dias, vamos à escola e cumprimos regras que nos são impostas, toleramos médias que nos dificultam a entrada na faculdade, "engolimos" aulas de substituição, suportamos, ainda, reprovar porque estamos doentes durante um mês, são greves inúteis, são críticas em vão, mas tudo suportamos com um único objectivo: tirar um curso superior!
As Universidades enchem-se, diplomas existem aí aos montes, são professores a trabalhar nas obras, são jornalistas a limpar escadas, são advogados a engraxar sapatos, são mais de meio milhão de desempregados a lutar contra o que parece não ter solução! Pedem filhos [?], e é esta a triste realidade que lhes querem mostrar!
As pessoas começam a desistir de viver em Portugal, não existem condições, não existem meios que garantam o futuro das gerações vindouras, a dita democracia que vivemos 34 anos não dá voz ao povo, encontramos políticos que nos tratam "estupidamente", deputados que adormecem em plena Assembleia da República: uma verdadeira comédia de interesses!
Já ninguém tem a certeza do que se passa com os políticos deste país que passam a vida a discutir aeroportos, pontes e tgv's, a única certeza que temos é que, o veridicamente urgente, eles não discutem!
Mas que Portugal é este? Que realidade é esta?
Ninguém é capaz de pôr um ponto final nesta crise, será que não existe solução?
Em pleno século XXI, é "isto" que temos para dar aos nossos filhos, uma vida "escrava" onde cada vez mais se lutará exclusivamente pela sobrevivência? Portugal está na cauda da Europa, só é conhecido lá fora pelo futebol e por algumas bandas de música! A verdade é que nada nos prende a um país que não tem nada de positivo e significativo para nos dar. Os jovens começam a fazer planos para viver no estrangeiro pois preferem não alimentar ilusões!
A culpa é de todos, das mentalidades retrógadas, das políticas (anti-)democratas, mas sobretudo das pessoas que se julgam incapazes de tomar uma atitude "drástica", pois o que deveria existir, era a força dos povos antepassados que se uniam pelos seus objectivos e conseguiam milagres, faziam-se revoluções e, "num abrir e fechar de olhos", fazia-se o país tremer, sem interesses particulares ou obscuros, mas antes, objectivos comuns a todos! Era a força do povo, um povo unido, que não tinha outra solução se não lutar!
Hoje!? Hoje, deparamo-nos com uma evolução que se esperava firme, mas que, antes pelo contrário, sofre retrocessos!
Somos suspeitos de termos tudo, mas futuramente em Portugal seremos vítimas de não termos nada.
Será Portugal, um país em vias-de-extinção?
Adivinhar é impossível, mas sinceramente, espero não estar aqui para saber a resposta a esta "tal" questão!


Camila 11ºE

Sem comentários: