sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mas nós vivemos numa democracia?!



Venho por este meio falar do "1984" de George Orwell. O livro retrata uma sociedade que vivia sob uma ditadura de facismo intitulada de democracia. Ao fazer o paralelismo com a nossa sociedade corrente, temos obrigatoriamente que mencionar termos como "ovelhas", metaforicamente falando. Ou seja, tal como Orwell escreveu, as pessoas vivem diariamente sem pensar se têm ou não liberdade, e indo mais fundo na questão, o que é liberdade?!
Não nos limitamos nós a criar rotinas(que não nos dão tempo para pensar), e a vivermos felizes assim, e não nos preocupamos com o que é legalmente possível. Não é o nosso sistema jurídico, um sistema de conveniência. Uma experiência pela qual todos os jovens masculinos passam, e eu ainda vou passar, é o dia da defesa nacional, segundo é anunciado, é um dia de consciencialização, mas também sim um exemplo de como somos excluidos se não seguirmos o que acham que nos devemos fazer.[???]
Outro exemplo desta fragilidade, foi por volta do ano 1980 quando um senador americano dum estado pequeno, refiro-me ao Charlie Nesbitt Wilson, leu o jornal e viu que os afegões estavam a morrer as mãos da ex-união-soviética, sem ter qualquer hipóteses de retaliar. Só com os seus conhecimentos no senado, enquanto tinha conversas informais com outros membros, conseguiu assim aumentar um orçamento de 5 milhões para 1 bilião de dólares.
Com isto quero dizer, que o nosso sistema politico actual, é muito frágil, e não passa de um jogo de crianças.


Tiago Barbosa,11ºB

Sem comentários: