segunda-feira, 2 de março de 2015

Da Imagem - Somos Homens ou Máquinas? - por Diogo Bogas




Leitura da Imagem




O mundo mudou bastante desde o século XX. Descobrimos muitas coisas espantosas como a mecânica quântica, a engenharia genética e o quão imenso é o universo. Mas foi nas últimas duas décadas que melhoramos muito nosso conhecimento sobre o mais extraordinário aspeto de nós mesmos: o cérebro.
Este é um tema recorrente na ficção científica: E se o homem criar uma máquina tão boa, e tão inteligente que será capaz de o destruir? 
Esta fotografia podemos dividi-la em dois planos distintos, de um lado temos o homem e de outro temos a máquina. A máquina é vista como algo superior, em força, ao homem, por isso verifica-se a utilização das várias tonalidades de cinzentos, cor que remete para tudo o que é maquinal. A principal mensagem que esta foto transmite é o que já referi: será que algum dia a máquina será superior ao homem?


 Texto Argumentativo


 Somos Homens ou máquinas?
Ao longo dos últimos séculos, a história da humanidade acumulou-se de certa forma com padrões de consumo e culturas que, ainda hoje, são seguidos pela sociedade.
Cada vez mais, nós, humanos, estamos parecidos com as máquinas, não no sentido literal, claro, mas na maneira de agir e pensar. Uma grande parte da nossa sociedade vivex enclausurada pelos líderes políticos de cada estado ou país, vive segundo ordens destes, tal como uma máquina é dominada pelo ser humano. Agimos de forma um pouco previsível, mecânica e fria, procurando alcançar todos os nossos objetivos, independentemente do meio que utilizamos para o fazer, deixando de lado os sentimentos, valores e princípios, pois, para estes, os sentimentos são o grande obstáculo para o sucesso. (tem partes copiadas)
Esta forma de viver está, a passos largos, a destruir o nosso planeta. Atualmente, o planeta não consegue ser sustentável perante a forma desenfreada do consumo humano. O planeta não suporta mais este modelo de produção da nossa economia. Nos dias de hoje, já utilizamos 50% a mais de recursos naturais renováveis do que a Terra consegue repor ou regenerar. Se nada mudar, em poucos anos, precisaremos de mais uns quantos planetas para suportar a demanda por tantos recursos. 
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
   Mais do que máquinas, precisamos de humanidade.
   Mais do que inteligência, precisamos de estima e brandura.
 
Nós não somos máquinas. Somos seres Humanos.
Nós somos apenas humanos e não máquinas, que o seu trabalho é destruir, por isso, pare e pense… o que quer para o futuro?

“Sustentabilidade tem como base atos de generosidade, em que deixamos de nos preocupar somente com nós mesmos e passamos a nos preocupar com o impacto sobre o planeta e as pessoas”.



Diogo Bogas, 12º D

 

Sem comentários: