domingo, 15 de março de 2015

Da Imagem - A Beleza e a Paixão do Futebol - Josué Vasconcelos




Leitura da Imagem

Nesta imagem, podemos observar um adepto a chorar após a vitória nos últimos momentos de um jogo da sua equipa, o San Lorenzo, um clube de futebol oriundo da Argentina. Para além desta situação de paixão levada ao extremo em relação ao futebol, existe ainda outra particularidade um pouco mais caricata: este adepto é cego, e mesmo não vendo a sua equipa a jogar, continua a ir ao estádio apoiar e sente tudo como se visse jogo.
Com isto, podemos afirmar que o futebol é mesmo um dos desportos mais fascinantes em todo o mundo, sendo considerado por muitos o desporto Rei, por ser capaz de suscitar tantas emoções nas pessoas que o seguem.





Elaboração de um Texto a partir da Imagem


Para muitas pessoas, o facto de algumas pessoas chorarem, seja por alegria ou por tristeza, durante um jogo de futebol, é um pouco estúpido e incompreensível, mas para mim não (por acaso nunca chorei por alegria e muito menos por tristeza, uma vez que nasci a ver o meu clube a ganhar tudo o que há para ganhar), eu tenho a ideia de que o futebol é um jogo único no mundo, não só para os adeptos, mas também para os jogadores.

Ultimamente, a paixão pelo futebol tem sido afetada por vários fatores, mas o mais preocupante é a ganância em termos financeiros dos presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores, que fazem do futebol um negócio cada vez mais obscuro, principalmente, através da lavagem de dinheiro, usando as transferências de jogadores, apostas online e empréstimos bancários para encobrir estas ações. Claro que há sempre excepções neste assunto, como os casos de Gerrard, Reus, Buffon ou Messi. Como estes 4 casos, existem dezenas ou centenas mais, mas estes são mais sonantes, uma vez que estes jogadores são adeptos genuínos da equipa que representam e, apesar das enormes dificuldades que estes clubes atravessaram no passado, estes jogadores nunca abandonaram o barco e, por isso mesmo, agora são considerados lendas do clube e respeitado por tudo e todos.  

Pela imprevisibilidade do resultado, por todo o espectáculo envolvido no jogo, por ser capaz de unir povos e religiões durante 90 minutos, pelas claques, pela paixão, pelo ódio… Por todas estas razões e muitas mais que agora não consigo enumerar é que digo que o futebol é mesmo o desporto Rei!


Josué Vasconcelos, 12º C

Sem comentários: