terça-feira, 3 de março de 2015

Da Imagem - Impossibilidade do Sonho – por Tiago Lima






Leitura da imagem


Nesta imagem, que é da autoria de Banksy, é evidenciado um homem claramente triste, desiludido e em estado depressivo por não conseguir realizar os seus sonhos, então pintou em cima da frase “Follow your dreams” a palavra “cancelled” onde reforça assim a ideia da incapacidade de realizar aquilo que anseia.
Esta imagem é praticamente toda ela com tons de cinza num fundo branco, em contraste com a palavras “cancelled” a vermelho, uma cor forte, e com letras maiúsculas, que implica poder, ou seja, tem como ideia apresentar uma mensagem de que os sonhos não são possíveis.



Impossibilidade do sonho


 O sonho é algo que qualquer um de nós anseia concretizar, levando assim, muitas vezes, a termos uma vida em função do nosso sonho de vida e, para isto, é preciso de abdicar de coisas que gostamos de fazer por coisas que não gostamos tanto de fazer, porque sem esforço nada na vida se consegue. Então, não podemos, quando possuímos o sonho, não procurar realizá-lo, esperando, como se costuma dizer, “que a sorte bata à porta”, ou simplesmente, pensarmos que é impossível tornar-se real, não acreditando naquilo que somos capazes de fazer.
 Hoje em dia o sonho de muitas pessoas é ter muito dinheiro e assim ter um estilo de vida luxuoso ou, pelo menos, estável. Para isto acontecer, num país como o de Portugal, é difícil, devido à crise que se nota e aos baixos salários que um trabalhador recebe, tornando assim esse sonho muitas vezes impossível, deixando as pessoas destruçadas e desapontadas, perdendo o verdadeiro valor e significado da vida.
 A juventude é a etapa em que mais se pensa em grandes sonhos, projetando-se assim para um futuro cheio de boas realizações, quer sejam pessoais como profissionais. Depois desta etapa, devido a alguns fracassos sucessivos na vida, estes sonhos acabam por passar para segundo plano, terceiro plano até desapareceram dos nossos objetivos. Estas não são, necessariamente, as únicas razões de uma pessoa desistir dos seus sonhos, temos também casos na vida, que, infelizmente, acontecem e nos impossibilitam de seguir também o sonho, podem ser eles motivos pessoais, doenças, acidentes...
 O sonho é algo que cada um tem e, assim, cabe-lhe a ele decidir lutar para o alcançar ou não, sabendo, claro, que é possível.


Tiago Martins Lima, 12ºD

Sem comentários: