terça-feira, 3 de março de 2015

Da Imagem - Bola de Farrapos - por Bruno Eira





Leitura da Imagem:

A imagem apresenta uma bola de futebol improvisada, constituída por farrapos. Atrás, vemos uns pés descalços que representam e acentuam a pobreza existente em África, aliada à infância das crianças que assim vivem.
A ideia é também transmitir uma felicidade independente do dinheiro. O foco da imagem centra-se na bola, que representa a vontade e alegria de viver que não são influenciadas por classes sociais. De certa forma, acaba também por transmitir uma certa inocência e inconsciência da sua situação que é totalmente substituída pela alegria. Na minha opinião, transmite também nostalgia e saudade da infância. 



Criação de texto a partir da imagem:

Já dizia a minha mãe:
- Outra vez descalço no chão frio?! Vai calçar uns chinelos rapidamente!

Nunca. Já lá vão dezassete e não muda.

Sou um descalço, esta é a minha fuga. Correr no paralelo com a companhia dos arranhões e escuras pisaduras, chuto as preocupações de uma vida que se acumulam naquele esférico, e sou pequeno, outra vez.

Nunca sendo rapaz regrado, cresci com amigos de todo o lado, aqueles que o quisessem ser. O gordinho ficava atrás, ao passo que os outros atacavam, inspirados numa furiosa alegria, o que quer que fosse. Qualquer aposta ganha era a glória de uma infância.

O mais pobre era o que trazia a roupa de Domingo que só rendia quando a ganga rasgava e o mais rico era o da calça velha cortada ao joelho que vaidosamente exibia as suas melhores cicatrizes e rasgados arranhões.

E estivessem lá TODAS as infâncias perdidas deste mundo que nós faríamos equipas de fora e em cada sorriso traquina, penetrava esta euforia, porque com estes ia "dar mais pica".

Não há lei, ou teoria sequer, para a felicidade, mas é aqui que eu a acho e tenciono continuar a achar. Cada vez são menos os descalços, mas hão de voltar, nem que seja em forma de pedra do muro do meu jardim.




Bruno Eira, 12º D



Sem comentários: