terça-feira, 3 de março de 2015

Da Imagem – Escravidão – por Cláudio Pereira






   Leitura da imagem: 

Banksy é um veterano artista de rua britânico, um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. A sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de pincel. Os seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

Pela observação da imagem, podemos concluir que há duas pessoas, possivelmente turistas, a serem transportadas, num carro não muito usual, por uma criança. Assume-se pelas caras dessas pessoas, que elas não estão muito preocupadas com a criança, o que é constrangedor. Destaca-se o relevo das cores, em que os turistas estão pintados com cores muito mais atrativas, estando o resto da imagem a uma cor menos apelativa, demonstrando o sofrimento e a dor sofrida pelos “escravos”.

   Criação textual a partir da imagem:

Escravidão, ou escravatura, é quando um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro, designado de escravo. Ao contrário do que muita gente pensa, a escravidão era e continua a ser um assunto sério, decorrente neste mundo. Há uns séculos atrás a escravidão era uma coisa “normal”, até porque em algumas sociedades, os escravos eram vendidos legalmente como uma mercadoria. Contudo, com o passar do tempo, os escravos passaram de ser pessoas no geral, quer tenham sido prisioneiros da guerra ou pessoas com dívidas, e passaram a ser feitos mais com base nas etnias, maioritariamente, os negros.
Na atualidade, verifica-se uma baixa quantidade de escravatura em relação a antigamente, no entanto, esta baixa quantidade devia ser nula.
Nesta pintura, pode-se observar uma criança a ser explorada, ou seja, trabalho infantil, o que é considerado crime, pois pode ser relacionado com escravatura. Neste caso, a escravatura tanto pode ser considerada pela parte da pessoa que pôs a criança a trabalhar, como das pessoas que estão a ser levadas por ela, pois não é natural uma pessoa estar a ver uma criança a sofrer e continuar a sorrir, como se nada fosse.
Esta imagem é, portanto, uma crítica à sociedade, pois, por vezes, recorre à escravatura sem saber, como no caso de roupa muito barata, que é feita muito provavelmente por escravos, nos países subdesenvolvidos, pelo que a pessoa está a usar produtos ou serviços baseados na escravidão sem se aperceber disso.


Claúdio Pereira, 12º D

Sem comentários: