segunda-feira, 16 de março de 2015

Da Imagem - Liberdade de Expressão - por Claúdia Oliveira






  
Leitura da imagem

Esta obra foi criada por Eric Drooker, um nova-iorquino que se identifica politicamente com uma filosofia anarquista. Na imagem podemos observar um homem com os olhos e a boca tapados e ainda colocado numa moldura, de modo a expressar a sua falta de liberdade. Os três braços e as palavras neles destacadas representam aquilo que convém que seja transmitido à sociedade. Esta é cada vez mais a imagem da nossa sociedade, onde pensamos ser livres, mas somos apenas dominados pela máquina da mesma.
 

Liberdade de expressão

            A liberdade de expressão é um direito que consiste em manifestar opiniões e pensamentos de forma livre, mas sem ofensa pública ou abuso de poder. A liberdade de expressão tem aspectos positivos, pois é o suporte vital de uma democracia, mas também tem aspectos negativos, pois a manifestação de opiniões por parte de um ou mais indivíduos pode desencadear respostas violentas noutros indivíduos.
            Focando agora a atenção no lado positivo, é com base nas diferentes opiniões e formas de pensar que o mundo tem evoluído. Por exemplo, a evolução tecnológica é a prova disso: a criação da internet revolucionou todo o globo e acaba por ser o núcleo da manifestação de toda a diversidade de ideias e pensamentos. 
            Mas a verdade é que, por vezes, essas manifestações não são aprovadas, originando graves consequências e um exemplo disso é o recente ataque terrorista em França, pois alguns entenderam as publicações da revista em causa como um ato racista, o que levou a ataques que causaram várias mortes.
            Na minha opinião, tudo o que dizemos tem de ser com respeito, temos liberdade, mas não a devemos usar para prejudicar ou desrespeitar os outros.


Claudia Oliveira, 12º G

Sem comentários: