terça-feira, 3 de março de 2015

Da Imagem - O Poder da Criança - por Letícia Lima







Leitura da imagem


 Como é possível observar, nesta imagem criada por Banksy, um grande artista de rua Britânico, encontra-se uma criança, mas uma criança diferente das que costumamos ver nos parques e nas ruas a brincar, porque esta, ao invés de ter carros ou bonecas na mão, tem uma arma.

Podemos então, a partir disto, traçar dois planos distintos nesta fotografia, primeiro, os desenhos na parede que refletem a cor, a alegria, a imaginação e a ingenuidade, caraterísticas da infância, em contraste com a escura e triste realidade a que esta criança ficou sujeita por motivos, muitas vezes sociais, não podendo assim desfrutar, como qualquer outra, desta fase da vida que é bastante curta.

Outro aspeto a considerar, presente na imagem, é o facto da arma, em vez de estar carregada com balas, estar apenas carregada com lápis de cor e, com isto, pretende o autor mostrar-nos este instinto inofensivo das crianças, que é representado pelo lápis de cor, por ser frágil e sensível, tal como são as crianças, pois elas não pensam na maldade, não são egoístas nem falsas, apenas querem brincar no seu canto, isolando-se completamente do resto do mundo.


O Poder da Criança


 Costuma-se dizer que as crianças são a melhor coisa do mundo, e não é por acaso que o ouvimos bastantes vezes, pois elas são capazes de fazer coisas, sem qualquer intenção ou objetivo, ou seja, de forma natural, coisas que, muitas vezes, nós, adultos, não conseguimos fazer, com esse intuito.

Um motivo que justifica isso é, por exemplo, quando existem várias pessoas num espaço com uma criança, e basta uma birra ou um pequeno gemido para todas as pessoas ficarem em pânico e irem ver o que se passa com o pequeno, e, na maior parte das vezes, não é nada de especial, mas é essa a forma como a criança se expressa, de modo metafórico, é quase como se fosse um alarme de uma casa que até os vizinhos faz despertar. 

Outra razão pela qual as crianças são seres especiais é o modo como, de forma natural, cativam as pessoas. Elas são capazes de rasgar um sorriso no rosto de alguém e fazer com que essa pessoa esqueça todas as suas preocupações e problemas da vida por alguns momentos, pois com a sua simplicidade, alegria e sorriso contagiante é quase impossível ficar indiferente. Elas são também bastante abertas, sorriem para qualquer pessoa e fazem amizades em instantes, não se importando com raças, crenças ou idades, são sempre livres de qualquer preconceito.

Em suma, podemos dizer que as crianças possuem um poder e uma capacidade caraterístico e único da sua idade, que faz delas seres que parecem não ter descendido da mesma espécie que é feito o adulto, por ser tão grande a diferença que existe entre os dois!


Letícia Lima, 12ºD

Sem comentários: