terça-feira, 9 de outubro de 2007

“Cem anos sem compreensão”




“Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Marquez, (que recebeu um prémio Nobel da literatura) é um livro, para mim, muito confuso, começando pelos nomes dados às personagens (como por exemplo: família Buendía-Iguarán) que são muito “esquisitos”.

Num primeiro instante, estes nomes despertam interesse, mas quando se começa a ler esta história, que retrata estas famílias, que se aventuram em milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do Mundo inteiro.

É precisamente pelo facto de esta obra abordar tantos temas juntos, ou seja, num dado momento tanto está a falar de um amor como, de repente, fala de uma fantasia, como logo de seguida fala de tragédias, que a considero bastante confusa, pois não gosto destes géneros de histórias que englobam muitos temas juntos.


Como já o referi, desperta interesse, mas no fim acabamos por ler a obra e não conseguimos explicar o que nela transmite.



Sofia Raquel D. Pereira
11ºE / Nº 26

3 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Olá Raquel!
O teu artigo dá-me pano para mangas! :D
1º adorei esse livro... o que em nada influencia a minha avaliação sobre o teu artigo, porque, precisamente, senti a mesma dificuldade que tu... aqueles nomes de família que se repetem e misturam!... ehehe e não somos as únicas! Encontrei uma árvore genealógica na net! :p http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/99/Buendia.gif/750px-Buendia.gif

2º Adorei o jogo que fizeste com o título! Muito bem conseguido!

3º a estrutura do teu artigo tanto tem grandes momentos como tem outros menos bons: deste uma pequena informação sobre o autor (bem);sintetisas a temática (bem; usas tanto o registo na 1ªpessoa singular como no plural (nós) - deves de manter um registo único; chegas a falar do teu gosto pessoal "não gosto" - não é apropriado, porque não interessam os gostos individuais (embora eles estejam explícitos) - deverias abordar esse aspecto como um traço negativo, sem mais, tipo: "a obra é confusa pelo que se perde o seu significado..."

Apesar destes detalhes... gostei muito! :D

Anónimo disse...

já li o livro e achei muito desinteressante.....é um daqueles livros que 'enrola' muito e eu n gostei.....

Fátima Inácio Gomes disse...

O "anónimo" deve identificar-se, por uma questão de saudável partilha de opiniões... ;)