segunda-feira, 22 de outubro de 2007

"A essência de um perfume"


De Tom Tykwer, o filme 'O Perfume' tornou-se uma das poucas histórias em que o cinema e a literatura estiveram em sintonia.
A acção tem lugar no século XVIII, e conta a história de um assassino, dotado de um olfacto extraordinário, cujo único sentido da sua vida é coleccionar cheiros, cometendo crimes bizarros para os conseguir.
A história é uma boa reconstituição histórica, não só da época e das mentalidades, como do ofício de perfumista, que era particularmente valorizado. O filme consegue retratar o mundo dos odores em imagens e palavras cheias de detalhes pormenorizados. A personagem do Jean Baptiste Grenouille peca por se revelar mais doce no filme do que no livro.
A história também tem um lado crítico à sociedade, porque foi o lado negro da mesma que fez com que Grenouille se tornasse um ser obscuro e com algo extremamente inquietante, mas também fantástico e inigualável que, por vezes, nos faz esquecer que é a história de um assassino.

Tânia Lopes, 11ºG



5 comentários:

Scorpionster disse...

"De Tom Tykwer, o filme 'O Perfume' tornou-se uma das poucas histórias em que o cinema e a literatura estiveram em sintonia."

discordo veemente...

Fátima Inácio Gomes disse...

Não discordo tanto assim, Bruno... para mim, apenas tem uma falha: no filme não se torna claro, só muito para a frente, que o próprio Grenouillhe não tinha odor corporal... por isso era desprezado pela sociedade. O que ele realmente procurava era ser amado, o que é fantástico, para uma personagem que deveria ser abominada.

Quanto ao teu artigo, Tânia, embora pequeno, e com pouca matéria de carácter informativo, está interessante, bem redigido, mas deverias ter aprofundado mais... tinhas por onde! ;)

Scorpionster disse...

só isso da falta de cheiro é grave... mas nem é muito por isso...

enfim... eu já tinha "visto" o filme todo antes de o ver o que me causou uma desilusão grandita....
enfim... o meu comentario não era ao artigo e sim ao filme...
não me cortem os pneus...

Fátima Inácio Gomes disse...

Mas eu também estava a falar do filme... :D

Scorpionster disse...

não é por si que receio...
(hint hint...)