segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A culpa é da Tvi!


Depois de mais um dia de escola, só me apetece chegar a casa e ver um bocado de televisão, a relaxar no sofá. Num dos meus “zappings”, deparo-me com um programa, com o agora muito conhecido Castelo Branco e a Júlia Pinheiro, sentados num sofá, a discutir as botas da Merche. O programa era “As tardes da Júlia”, do canal Tvi.
Até aqui tudo bem, eu não ligava nenhuma à Tvi e fui para a minha Mtv. Qual foi o meu espanto quando, no outro dia, abri a revista que estava a ganhar pó na mesinha da sala, a “Maria”, para fazer o sudoku e resolvo dar uma vista d’olhos muito rápida pelo meio. O que encontrei fez-me dar voltas ao cérebro, mas ao menos deu-me um tema para a crítica que tinha que escrever para português. Era uma sondagem entre os 3 mais conhecidos canais abertos portugueses, de quem tinha tido mais audiências naquela semana e quais os programas desse mesmo canal que foram mais vistos.
Como eu estava a dizer, o meu espanto foi que o canal mais visto era, precisamente, a Tvi, com “As Tardes da Júlia”, em terceiro no ranking e o supra-sumo “Morangos com Açúcar”, em segundo. Mas está tudo tolo? É isto que o povo português anda a ver? O canal que, até nas notícias, passa mais notícias sobre o José Mourinho do que sobre o aumento do preço do petróleo, com mais tertúlias cor-de-rosa e publicidade que programas informativos e debates era o mais visto (com larga margem) pelos portugueses.
Uau! É assim que o país anda para a frente? Preferimos uma “A ilha dos Amores” (muito interessante) aos “Prós e Contras”?


André Matos, in qualquer uma menos a “Maria” (11º A)

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Confesso que lhe achei muita piada! está crítico, tanto no registo "sério", como no jocoso!
peca, apenas, por se assemelhar em demasia a uma crónica...