segunda-feira, 19 de março de 2007

A Ana passou-se


Quando entrei no blog para ver os textos críticos sobre os livros escolhidos reparei que o meu livro já lá estava publicado. Ninguém imagina como tinha sido difícil escolher o livro, pois tive que voltar à estante e passar horas e horas até encontrar “A Ana passou-se” um dos livros de Maria Teresa Gonzalez.
Maria Teresa Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958. É licenciada em línguas e literaturas modernas e foi professora de português. Maria Teresa Gonzalez tem vários livros editados, como por exemplo, “A fonte dos segredos”, “O guarda da praia”, “A lua de Joana”, entre outros…
Escolhi “Ana passou-se” - pensei que seria o ideal, pois trata se de uma rapariga com apenas 15 anos que enfrenta muito cedo a crueldade da vida.
Filha de pai advogado e mãe escultora, Ana vive com a sua irmã mais nova um drama, que nem o amor por um rapaz da sua turma, Tomás, a ajuda a ultrapassar.
Ana não teve infância, foi obrigada a educar a sua irmã mais nova tomando o papel de mãe. Ana cresce completamente só. Então decide fugir de casa, fazendo frente a tudo e a todos e enfrentando a maldade da vida.
Este é um livro que aconselho a todos, principalmente a adolescentes, pois Ana não é a única a passar por problemas destes e ver-se desesperada, chegando ao ponto de decidir partir sozinha à procura da felicidade, enfrentando tudo e mais alguma coisa:)
Carina Françoise 10º C

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

A análise está simples, com umas incorrecçõezinhas no discurso, mas traduz o essencial da obra. Creio que soubeste aguçar o apetite de potenciais leitores :D Bom trabalho!