quarta-feira, 21 de março de 2007

A Dádiva

“A Dádiva” é um livro fascinante, da autoria de Danielle Steel, uma escritora que nasceu em Nova Iorque. Autora de mais de trinta romances, trezentos milhões de livros vendidos, traduzida em cinquenta línguas e publicada em oitenta países.
Danielle Steel retrata, neste livro, a vida de duas famílias.
Primeiramente, apresenta uma família unida pela felicidade e pelo amor. Uma família em que a felicidade predomina e em que o amor e a união prevalecem. Até que um dia, algo de especial desapareceu e tudo se tornou num mundo negro, onde a palavra “ausência” assumia um significado imperativo.
A segunda família era uma família marcada pela autoridade e o sexismo, que nega às mulheres a oportunidade de formação escolar.
É fascinante como a autora compara um filho a uma dádiva. Como a perda de algo especial pode causar tanta dor e destruição a uma família em que a dor era vencida pela felicidade e que agora é a felicidade que é vencida pela dor e pela angústia.
Uma citação do livro que retrata como foi angustiante a perda do bem mais precioso daquela família, a sua dádiva:

“… a dádiva tinha-lhes sido retirada…”


Diana 10ºG Nº7

2 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

A tua análise em conjunto com a da carla torna a obra mais esclarecedora. No teu caso, tendes a incidir a análise mais sobre a família que perdeu a filha... e a outra?
Mas ficamos, mesmo assim, com uma visão dos aspectos explorados na obra. :D

Anónimo disse...

Aprendi muito