sexta-feira, 16 de março de 2007


Querido Diário,

Acabei de ler o livro que te tenho falado, o “Fortaleza Digital” de Dan Brown. Acho que ainda não te disse que Dan Brown é um escritor norte-americano, que nasceu a 22 de Junho de 1964.O seu maior sucesso foi o polémico best-seller O Código Da Vinci, mas seus outros três livros também tiveram uma grande venda. É um dos escritores mais famosos no globo, actualmente, tendo seus livros sido traduzidos e vendidos em grande escala em diversos lugares do mundo.
Bom, voltando ao “Fortaleza Digital”, o livro fala sobre uma criptógrafa que trabalha na NSA- National Security Agency, uma das organizações governamentais mais influentes do mundo, apesar de quase ninguém ter conhecimento da sua existência (97% da população americana). Esta dedicava-se à prática de espionagem electrónica a nível mundial e a proteger informação confidencial dos EUA. A criptógrafa recebe um telefonema da NSA para se dirigir à Cripto (local onde trabalha) porque tinha acontecido uma emergência. Esta deslocou-se até lá e descobriu que o computador decifrador de E-mails estava encravado por um E-mail misterioso...
Uma história desenrolada em volta da procura, quase desesperada, da chave que abriria a porta ao controverso vírus, misturada com sentimentos de amor e ódio inevitavelmente confundidos.
"Tudo é possível. O impossível só demora um pouco mais de tempo."

Agora, vou-te deixar um código básico que aprendi no livro para tu decifrares:

ANZ MNHSD D ZSD ZLZMGZ

[Para decifrares o código só precisas de avançar uma letra no abecedário, à correspondente. «A» torna-se «B», «B» torna-se «C», e assim sucessivamente.]

Da Tua, Filipa

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Foi boa ideia, a do código! Já decifrei! ;) Agora não comeces a escrever assim nos testes que me vejo perdida! eheheh
Quanto ao comentário... está simples, indicando quais as questões que estão em jogo. A citação também foi bem escolhida, dado o enredo da obra.

Então, até amanha, para ti também! :D