quinta-feira, 22 de março de 2007

VIVA O AMOR


Autor: Francisco Salgueiro
Editora: Oficina do livro
Capa: António Belchior


Fotografia: Jean-Pierre Debot
1ª Edição: Maio, 2004 - 3000 exemplares



Muito sinceramente, li o livro apenas porque o tinha de o fazer. Sou daquelas pessoas que adoram devorar (será: mastigar?) livros durante imenso tempo tanto tempo que estou com os Maias 3 meses, e ainda nem sequer o acabei. Falta de tempo, é a melhor forma para o justificar. Mas, voltando ao tema, o livro”Viva o Amor”, foi-me sugerido por uma das minhas melhores amigas e, quando ela disse que era um livro que se lia bem, nem pensei duas vezes. Podem achar estranho, mas li-o em quatro horas sem pausas.
Viva ao amor é um romance, onde (que!) inclui amor e ódio, sexo e traições, discotecas e bebidas, “bifas” e lingerie, praia e surpresas, perseguições e tiros, vidas e mortes. Tudo começa num Chat onde Marta, uma amante (?), encontra Gonçalo, um mulherengo. Ambos vão viver lindos e horríveis sonhos juntos. Cada um inclui os seus amigos, sendo um pior que outro. Para te entusiasmar ainda mais, apresento-te algumas das frases mais marcantes do livro: “E a segunda torre gémea caiu à minha frente”, “Liga já para o 112 e não saias de dentro da banheira …é a única hipótese de sobreviveres”, “ começo a desapertar o teu cinto...”, “Amo-te”, “guiados apenas pelo sexo”. Frases apelativas não? Tenta descobri-las em que contextos se enquadram.
Com uma estrutura de entretenimento, aliada a uma linguagem simples, directa, diver-tida e descomplexada, sem no entanto ser banal ou desinteressante. Cada capítulo tem algo que vos fará, a vocês leitores, dizerem “UAU!”.


O autor deste livro chama-se Francisco Salgueiro e nasceu em Portugal, em 1972. Tirou o curso de comunicação empresarial e entre o ano que o terminou, 1994 e 2000, onde foi um dos fundadores (incompreensível...) da Letras Digitais: a primeira empresa portuguesa a fazer conteúdos para Televisão, Internet e Televisão interactiva, foi freelancer na área da escrita, tanto na imprensa, como no guionismo televisivo. Em 2003, lançou o seu primeiro livro “Homens há muitos”, onde este foi o mais vendido desse ano. Em 2004 foi a vez do livro “Viva o Amor”, o que eu escolhi para vos mostrar, e em 2005 saiu para as livrarias “Splaash”. As aventuras pelos Estados Unidos incluíram a escrita de dois guiões para cinema: “Love at First Sight” (Writers Guild Of America) e “Cool Toons” (Writers Guild Of America). Devido à sua linguagem clara, expressiva e divertida, como espero que possam comprovar depois de lerem “Viva o Amor”, faz com que as pessoas ganhem gosto pela leitura. Há jornais que já o apelidaram de “escritor cool”. Actualmente, ainda é colaborador de jornais e revistas, desatacando-se a Notícias Magazines, a revista de maior audiência e tiragem em Portugal. Nesta tem escrito crónicas sociais sobre comportamentos e costumes que já entraram para a história da cultura pop portuguesa, como “Guia de Sobrevivência em Vilamoura” e “Viajar de avião: que bom!”, que através de forwards da net têm percorrido mundo, tendo inclusivamente chegado ao Brasil, Inglaterra e Cabo Verde.
Depois deste breve resumo sobre “Viva o Amor “ e a biografia do seu autor, espero que se deliciem a desfolhar as páginas deste livro.



P.S. Encontra-se na biblioteca da Escola Secundária de Barcelos e de uma livraria perto de vocês.




Cátia Ferreira, 10º B

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Então digo... UAU! :D
Gostei da apresentação, apesar das várias deficiências a nível do discurso. Está bastante copmpleta, abrangente, pessoal.
É natural que tenha apelado à curiosidade dos leitores do género. :D