segunda-feira, 26 de março de 2007

As Virgens Suicidas


Não há culpados pelas vidas que a tragédia reclama como suas, esta é aprincipal mensagem que Jeffrey Eugenides , faz passar no seu livro, “AsVirgens Suicidas”, utilizando uma realidade que, aos olhos de muita gente, é invisível ou até mesmo inexistente.


O autor informa-nos sobre um problema social ao qual não é dada a devida atenção - a crescente dificuldade dos adolescentes em aceitarem o mundo como ele lhes é entregue - através da história de cinco irmãs que escolhem as mais variadas formas de encerrar as suas vidas.


No final do livro, ele demonstra a pouca importância que as suas personalidades têm, desde a intelectual Therese, até à futurista Cecília, passando pela rebelde Lux, todas elas acabam por serem consumidas pelos desastres que a vida lhes foi oferecendo. Até hoje, este foi o livro que mais me marcou. À medida que o ia lendo e que os acontecimentos se iam desenrolando, eu só conseguia pensar na dor e no sofrimento pelo qual aquelas pobres raparigas estariam a passar. Claro que sei que é apenas ficção, fruto da imaginação do autor, mas quanto deste livro não é a realidade do nosso dia a dia?! Como estas personagens, existem milhares de pessoas por este mundo fora que optam pelo caminho do suicídio, devido aos problemas e às divergências que a vida lhes vai proporcionando. Na minha opinião, este livro merece ser lido porque, para além de ser muito interessante, alerta-nos para um problema a que qualquer pessoa está sujeita.
Marina Novais, 10ºA

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Está um bom comentário, Marina. Simples, mas que soube abordar um assunto tão delicado como é o que é tratado na obra!