quarta-feira, 27 de junho de 2007

Os versos que te fiz - Florbela Espanca


Deixa dizer-te os lindos versos raros

Que a minha boca tem para te dizer!

São talhados em mármore de Paros

Cinzelados por mim pra te oferecer.


Têm dolência de veludos caros,

São como sedas pálidas a arder...

Deixa dizer-te os lindos versos raros

Que foram feitos pra te endoidecer!


Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...

Que a boca da mulher é sempre linda

Se dentro guarda um verso que não diz!


Amo-te tanto! E nunca te beijei...

E nesse beijo, Amor, que eu te não dei

Guardo os versos mais lindos que te fiz!



Depois de ler tantos outros poemas, acabei por escolher postar “Os versos que te fiz” de Florbela Espanca. Primeiro porque gosto muito das obras da poetisa e depois porque achei este poema marcante face ao tema, o amor.
Florbela aborda muito a ideia de uns “lindos versos” que há para proferir ao seu amado. A maneira tão esperançosa e delicada em que ela descreve os versos oriundos da sua mente, referenciando a transparência destes ou até mesmo o objectivo de endoidecer o receptor, torna-se quase enternecedora.
Mas para mim, a parte que colmata mesmo este amor secreto, é a revelação da poetisa! Aquele amor existia, mas ao que tudo no poema indica, não era recíproco (pelo menos era ainda confidencial). Mas nem esse facto fez com que a esperança desaparecesse. E com esta revelação surge ainda uma promessa. A promessa de um beijo, no qual estão contidos esses “lindos versos”.
Quem sabe se depois desse beijo os “lindos versos” obtiveram uma “linda resposta”! Acho que a poetisa merecia, depois de se dedicar tanto a este amor!
=)
Sara Vila-Chã 10ºC nº22

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

:d Que bem!!! mais um quadro de Klimt!
E mais uma Florbela!... entendo-vos bem, também tive a minha fase "Espanca"... quem melhor, ou pelo menos, com maior sinceridade, cantou o amor e a dor?