sábado, 9 de maio de 2009

Solidão


As pessoas dão demasiada atenção ao bem-estar económico quer pessoal quer familiar, levando uma vida muito monótona… De casa dirigem-se para o emprego, do emprego para casa… Sendo que, muitas vezes, mal estão com os filhos (caso os tenham) durante o dia. Desta forma, acabam por se isolarem da sociedade, pelo que são circundados pela solidão, que vai agravar a existência de alguns problemas.
Infelizmente, hoje em dia existem muitos acidentes rodoviários, resultando dai muitos mortos. Há alguns anos atrás, eu (pessoa pouco sociável) estava concentrado no meu trabalho quando, de repente, recebo uma chamada, dizendo que faleceu um familiar íntimo. Senti-me triste, e a falta de alguém que me reanimasse. Desde então, nunca mais me senti alegre como dantes.
O amor é bonito, mas por vezes provoca-nos com alguns dissabores. O meu vizinho do segundo andar vivia junto com a sua namorada (única pessoa com quem partilha a sua vida). Um dia chega a casa do emprego, entra no quarto e está lá a sua namorada com o amante. A sua vida, a seu ver, perde todo o sentido. No dia seguinte, enquanto lia o jornal, vejo a notícia do seu suicídio.
Agora, podia continuar a dar exemplos de pessoas pouco sociáveis que, quando confrontadas com determinados problemas, não conseguem dar a volta por cima, e não têm ninguém que os ajude, mas por culpa própria, pois jamais se interessaram pelos outros e nunca conviveram com muitas pessoas.
Assim, durante a vida devemos procurar criar o maior número de afectos possíveis, pois nos momentos mais difíceis da nossa vida, haverá sempre alguém quem nos dê força ou que nos faça ver de novo o lado bom da vida.
A solidão muita vezes coloca-nos num beco sem saída que nos aproxima da tristeza, da melancolia, da morte.


Henrique, 12ºC

3 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Tocaste um tema sensível, Henrique. Gostei de escolha. Colocas situações hipotéticas, (apenas no plano da escrita, pois podem todas ser reais), que nos obrigam a estar atentos.

Contudo, já que estamos neste campo, deixa-me desafiar-te... associaste o ser não-sociável ao ser solitário. Essa associação não é assim tão simples. A meu ver o primeiro prende-se com uma atitude exterior, o segundo com uma atitude interior. Não há pessoas muitos "sociáveis" que, na verdade, são solitárias?!... ;-)

11 Maio, 2009 00:00

Faria disse...

Corroboro a ultima frase da porf.

Soraia disse...

pode ter a certeza que as pessoas "sociáveis" são solitárias...
o facto de se darem bem com muita gente nao quer dizer nada...