sábado, 23 de maio de 2009

O Nosso Futuro

Pois, o nosso futuro… Todos nós, futuros estudantes universitários, estamos numa fase em que pensamos bastante no curso que iremos escolher. Nos próximos três meses iremos ter a pressão dos exames nacionais, acrescida da difícil decisão de escolher um curso e uma universidade, que poderá influenciar a nossa vida.
A decisão por uma das muitas opções que o ensino superior nos oferece é muito difícil. Quais os pontos que devemos ter como prioritários para a nossa escolha? A vocação? As saídas profissionais? O salário que poderemos vir a receber? O número de semestres? A nossa média? A cidade onde se situa a universidade? O mais acertado deveria ser um equilíbrio entre todos os pontos, o que, na minha opinião, não será muito fácil de obter.
Temos que ter consciência de que as escolhas que fizermos poderão significar uma profissão para toda a vida. E como podemos ter a certeza se queremos ou não ter aquele trabalho? Eu sei que temos sempre a hipótese de, um dia mais tarde, voltar à universidade e mudar de ramo profissional, contudo, nem todos têm capacidades para isso, tornando-se maus profissionais e infelizes na função que desempenham.
Tal como eu, muitos dos futuros universitários ainda não fizeram as suas escolhas, por isso digo que devemos ter cuidado com as nossas opções, devemos reflectir bem quando estivermos na altura de fazer as nossas candidaturas. Por isso escolhi esta imagem, para mostrar que, apesar de existir um horizonte, cada um de nós o pode ver de maneira diferente, fazendo-nos tomar diferentes decisões.


Cátia Bogas 12º C

2 comentários:

Sara Vila-Chã disse...

Gostei imenso da tua conclusão :D

Fátima Inácio Gomes disse...

Bem Cátia, é bem visível que procuraste um tema que te toca, muito particularmente, no presente o momento. E não és a única, com certeza!
Interessante é a imagem que escolheste para o tema... poderias ter sido o óbvio: um diploma, uma universidade, uma cartola... foste pelo caminho mais poético. Como podes imaginar, gostei! :D