terça-feira, 5 de maio de 2009

A menina e o cão



Querido Diário,


Hoje ao abrir o meu correio electrónico deparei-me com uma mensagem que tinha em anexo a imagem de uma criança abraçada a um cão e, por baixo, tinha a seguinte frase: “ Nunca estás sozinho… Tens sempre alguém, estejas aterrorizado ou alegre.”
Essa imagem mexeu comigo, em primeiro lugar, porque demonstra a “paciência” que os animais têm para com os homens, o companheirismo que existe e o sentido afectivo que um animal irracional é capaz de ter. Em segundo lugar, porque me remete para o sentimento que existe no animal e na criança. Quer o cão, quer a menina, através dos seus rostos, mostram-se aterrorizados, mas certamente o medo que existe é corroborado [? minorado?] pelo mútuo apoio que existirá entre a criança e o cão. Penso que se a foto fosse tirada de perfil, com certeza que a menina não ficaria na foto, pois o cão é como uma barreira protectora. É provável que o cão tenha medo e era normal que fugisse, mas manteve-se na sua posição, a proteger a menina dos olhos tão ternos. Considero que isto é a verdadeira amizade.
Sabes, querido diário? todos nós precisamos de algo ou alguém para nos proteger enquanto somos crianças. A nossa fragilidade nesta fase da vida é evidente, mas, se tivermos algum amigo, com certeza que tudo se torna mais simples.
Hoje acho que esta foto me deu uma lição de vida: todas as pessoas devem ser protegidas, mas as crianças precisam de uma protecção especial. Como elas, também os animais, já que fazem tudo por nós e até o que nós próprios não fazemos. No lugar daquele cão devia estar uma mãe ou um pai para proteger a menina que parece tão frágil, algo que não acontece.
Esta imagem deixa-me tão enternecida, os olhos daquela criança e aquele rosto sujo, escondem um sorriso que, de certeza, que será lindíssimo…
Por hoje é tudo… Vou descansar…


Inês

30/04/09

Inês Fernandes, 12ºF

2 comentários:

António Chaves Ferrão disse...

Um texto maravilhoso para uma imagem a condizer. A semelhança no jeito peculiar dos olhares de ambos não escapou à observação.
Parabéns à jovem autora.

O desafio lançado neste blogue promete. Aguardam-se novos desenvolvimentos.

Fátima Inácio Gomes disse...

De facto, o teu texto revela um olhar (já que tu mesma falas de olhos) sobre o mundo que não se limita a ser lúcido... é terno.

Obrigada Inês. :)