Solidão? Isolamento. É o que vejo nesta imagem. Às vezes sabe bem! Para pormos as ideias no lugar e não magoar ninguém. Contudo, por vezes é excessivo, ficamos cegos de uma cegueira artificial. Não queremos ver o que no rodeia. Por medo, por desinteresse, diria até por estupidez. Fechamo-nos num mundo à parte. Mas por muito longe que o nosso mundo seja do mundo do qual queremos fugir, o nosso mundo nunca sairá do mundo de todos os outros. Perante tanto materialismo e futilidade, somos de vez em quando assaltados por uma aliciante vontade de passarmos despercebidos por entre o nevoeiro. Fugimos da cor. Procuramos o cinzento. Caminhamos à procura de mais, de algo novo. Importante é não esquecer que quanto mais se caminha numa direcção, mais longe vamos ficando do lugar de onde partimos. Do lugar que quisemos ver um bocadinho distante, mas que, à partida, sabemos que queremos que este seja a nossa chegada. Cada um tem o seu caminho descolorido que quer pintar com a sua própria cor. Sejamos pintores. Sejamos nós próprios. Sejamos egoístas para conseguirmos ser solidários. Mas, por favor, não sejamos egoístas ao ponto de esquecer o mar que nos acompanha em silêncio para não atrapalhar. Não esqueçamos a pessoa que nos deixa ir, mas nos mostra um sorriso quando voltamos. É essa pessoa que faz desaparecer o nevoeiro e a cegueira. Ensina a pintar mas não pinta por nós, não se impõe, apenas aconselha, não julga, é mestre querendo continuar a ser discípulo.
Este é um espaço para os meus alunos de Português... os que o são, os que o foram... os alunos da Escola Secundária de Barcelos... (e seus amigos que, se "vierem por bem", serão muito bem recebidos!)... Poderá vir a ser um ponto de encontro, onde a palavra escrita imperará, em liberdade, criativamente, para além das limitações da sala de aula, porque acreditamos que escrever não é "um acto inútil"... inútil é calar.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Nevoeiro...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Sra. Professora,
peço desculpa pelo atraso na postagem mas infelizmente tenho andado afastada do belo mundo da internet...enfim!
Obrigada pelos segundos dispensados a ler isto ;)
Que belo texto, Filipa. Tão sedutor.
"Fugimos da cor", que bela imagem que criaste.
"Cada um tem o seu caminho descolorido que quer pintar com a sua própria cor. Sejamos pintores. Sejamos nós próprios. Sejamos egoístas para conseguirmos ser solidários." - face a isto, que dizer mais? Belo. :)
Muitooo bem, adorei. Estou supreendida, não pela qualidade do texto, mas sim pelo tema.
Muitos Parabéns!!
Enviar um comentário