domingo, 22 de fevereiro de 2015

Da Imagem - Redes Sociais - por Claúdia Macedo







Leitura da imagem:

Banksy é um pseudónimo de um grafiteiro, ativista político, um artista de rua desconhecido. As suas obras, facilmente encontrados nas ruas de várias cidades do mundo, servem para fazer críticas socias, comportamentais e políticas de forma agressiva e sarcástica, provocando uma sensação de concordância e de identidade aos seus observadores.

Nesta imagem vemos uma criança a chorar, a lamentar-se, com um telemóvel na mão e uns ícones sociais, nomeadamente, o ícone de amizade, de conversas e de favoritos, que estão vazios. A criança está a chorar por causa disso, mostrando-nos logo a importância das redes sociais para a criança. Também podemos destacar a cor na imagem, todo o fundo está sem cor à excepção da criança, do telemóvel e dos ícones sociais, que estão com uma cor atrativa, claramente a chamar à atenção. 

Com esta imagem Banksy pretende fazer uma critíca sobre infância deturpada. As crianças, nas sociedades atuais [todas?], só vivem das redes sociais, estas é que comandam a sua vida. A sua felicidade e a sua atenção estão centradas nelas.


Criação de texto a partir da imagem:


As redes sociais são óptimos meios de comunicação e facilitam a vida em vários aspetos. Ajudam a manter os relacionamentos, mesmo que à distância. É muito mais simples, rápido e barato comunicar através de uma rede social para qualquer parte do mundo do que mandar cartas, mensagens ou fazer telefonemas. Para além disso, também facilitam a expressão do que se sente e pensa através do compartilhamento de imagens, textos e vídeos. Outro aspeto bastante positivo e que dá muito jeito é a quantidade de informações que podemos retirar das redes sociais, contribuindo para o nosso enriquecimento intelectual.

Porém, as redes sociais também têm alguns aspetos prejudiciais.Nos dias de hoje as diversas opções de redes sociais ocupam a maior parte do tempo das pessoas, pricipalmente dos jovens. Sem se aperceberem, acabam por gastar horas, em vez de as utilizarem em algo mais produtivo. Para além disso, criam-se barreiras para a socialização física: as pessoas vão afastar-se, vão preferir ficar em casa a comunicar através das redes sociais, não saindo, não convivendo cara a cara, não sendo este um distanciamento saudável.

"Costumo dizer que o Twitter é como um bar, o Facebook é como uma sala de estar e o LinkedIn é como uma câmara de negócios." Uma frase conhecida que expressa no que se estão a tornar as redes sociais, é como se nos estivessem a roubar o tempo, a vida, tudo se baseia nelas, tudo gira à volta delas.Até as crianças, os seres mais inocentes, curiosos, inconscientes que temos, nos foram roubados por elas. Cada vez mais cedo aprendem a estar numa rede social, a gostar de estar lá, esquecendo o mundo que há fora delas, um mundo muito mais saudavél e bonito, que merece muito mais a nossa atenção. 

As redes sociais são como uma prisão e quem não dá por isso é o mais puro prisioneiro. 


Cláudia Macedo, 12ºC

Sem comentários: