segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Da Imagem - I hate mondays - por Filipe Silva




Leitura da imagem:

Banksy  é um artista de rua britânico , cujos trabalhos em estêncil  são facilmente encontrados em ruas de várias cidades por todo mundo, mas em maior quantidade em Londres, Inglaterra. Banksy, além de muros e paredes, também gosta de invadir o Museu Britânico e “vandalizar” obras de arte.
Nesta pintura podemos visualizar duas crianças num plano principal e dois adultos num plano secundário. Na imagem encontra-se destacada, na camisola vestida por uma criança, a frase “ I HATE MONDAYS”, contrastando com os tons cinzas que a rodeiam. Na cara da criança com a camisola vestida podemos observar o sentimento de tristeza, revolta e fúria, enquanto a criança agachada ao seu lado mostra indignação perante aquela frase absurda.
A pintura retrata a paisagem de uma lixeira, possivelmente uma lixeira em África, em que duas crianças estão coletando o que para muitos é considerado lixo. Mostram ser extremamente pobres e passarem fome, pois apresentam-se bastante magras e quase sem roupa. Uma delas está praticamente nua enquanto a outra tem vestida a polémica camisola, que possivelmente encontrou no lixo.
A pintura pretende passar a mensagem de que, enquanto algumas pessoas, estando no “paraíso”, se queixam de coisas estúpidas, como, por exemplo, irem trabalhar na segunda-feira, outras não têm nada e de nada se queixam.

 Criação de texto a partir da imagem:
   
Nos dias de hoje, as pessoas, em geral, queixam-se da sua vida, ou é porque não têm dinheiro, ou porque têm azar no amor, ou até, simplesmente, porque têm que trabalhar (muitas vezes por causa das escolhas profissionais que fizeram.
Eu, em particular, acho a palavra odiar uma palavra muito forte e que só deve ser usada em casos extremos. As pessoas vulgarizam muito essa palavra e são estúpidas ao ponto de dizerem que odeiam uma pessoa e que adoram algo estupidamente idiota e repugnante.
Para mim, aquelas crianças teriam razão em dizer “eu odeio ter fome”, pois a fome é algo negro e mortal. Recorrendo mais uma vez à imagem, acho absurdo alguém se queixar e dizer que odeia as segundas-feiras, pois, para mim, acordar uma segunda-feira de manha, é sinal de alegria, pois quer dizer que vou viver mais um dia e que o vou passar da melhor maneira, podendo estudar, luxo que nem todos têm, e podendo estar com quem mais gosto.


Filipe Silva, 12º C

Sem comentários: