segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Da Imagem – A nova geração – por Sofia Campinho






Leitura da Imagem:

Esta imagem transmite uma forte mensagem relativamente a uma triste realidade nos dias que correm.
Nesta gravura, observa-se uma criança sentada em frente a um tablet, muito concentrada, não prestando atenção a mais nada ao seu redor, e verifica-se também imensos brinquedos amontoados, deixados de parte pelo menino, entre eles livros, pincéis, lápis de cor e peluches, brinquedos estes que fazem parte da infância e estimulam o crescimento e o bom desenvolvimento psicomotor.
Nos dias de hoje é comum presenciar situações idênticas à da imagem e a questão que se levanta é: porquê?



Texto Argumentativo:



                                              A nova geração


    O mundo e a sociedade de hoje em dia são fortemente influenciados pelas tecnologias e, tendo estas um lado bom e mau, tornam-se prejudiciais para as crianças, pois impede-as de se desenvolverem a todos os níveis necessários.

Atualmente, é frequente observar cada vez mais crianças com telemóveis e tablets nas mãos. E será isto benéfico? Há mentes que consideram que esta situação é uma mais-valia, pois as crianças, a partir dos gadgets, irão desenvolver a sua inteligência através dos jogos do tablet. Mas não é bem assim. As crianças têm idade para tudo, para começarem a andar e a falar, e com as tecnologias passa-se o mesmo.
É assustador ouvir dizer que as crianças gostam mais de brincar com ecrãs do que com brinquedos, pois com estes objetos não falam, não dão atenção a nada do que se passa ao seu redor, ficam como que ''hipnotizados''... Neste meio de tablets e telemóveis nas mãos dos mais novos, os pais têm toda a responsabilidade.

Segundo os especialistas, há diversos problemas causados por estas tecnologias em crianças até aos 12 anos, entre eles o distúrbio do sono. Os tablets e os telemóveis ''inteligentes'' têm impacto negativo no sono das crianças. Além de dormirem menos, pois atrasam o adormecer entre 25 a 30 minutos, estão mais sujeitos a insónias. E não só. Destaca-se também a sujeição a problemas emocionais, como a depressão infantil, a ansiedade e o autismo, pois as crianças tendem a repetir comportamentos dos adultos e de personagens que admiram, logo, a exposição, desde cedo, a jogos e filmes com violência pode causar problemas de agressividade.
A facilidade com que as crianças obtêm estes objetos é enorme e é preciso lembrar que a falta de sono provocada por eles pode gerar problemas de crescimento. É fundamental que o crescimento dos mais pequenos seja feito passo a passo, para que o seu desenvolvimento psicomotor, ao qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afetividade, da sociabilidade e da aprendizagem, seja bem construído.
          Por fim, é importante frisar que a educação das crianças de hoje em dia irá ditar o futuro do mundo em que vivemos e, por isso, é aconselhável que os pais que têm filhos pequenos lhes passem bons valores morais e que elas não se deixem influenciar pelos outros e pelas tecnologias, pois estas servem para relaxar, interagindo com os outros e com o mundo, e não para se tornarem dependentes delas.


Sofia Campinho, 12º G







Sem comentários: