domingo, 1 de junho de 2008

Para reflectir...



Esta é uma daquelas páginas de conversa fiada, que nem sequer vale a pena ler. Daquelas conversas em que nos apetece tamborilar com os dedos na mesa, assobiar uma canção, olhar pela janela...Porém, se ainda não o fizeste, fá-lo agora!

Este texto fala de estudar e tu não precisas que te estejam incansavelmente a repetir e relembrar quais as vantagens disso. E tens razão! Basta olhares à tua volta. Lê um jornal, vê o noticiário na televisão, ouve os debates e está atento às conversas dos "mais velhos", recém-licenciados. Com certeza já ouviste falar na geração dos "500 euros"... queimaram tanto as pestanas e não viveram a adolescência, como a maior parte dos adolescentes, no tempo dos nossos pais e avôs...só têm para contar relatos da vida de um estudante empenhado em concretizar um objectivo: entrar numa faculdade por vocação e mérito e, acima de tudo, realizar o sonho mais importante, que é serem felizes naquilo que fazem profissionalmente! Para isso é preciso trabalhar, trabalhar e trabalhar. Muitas vezes as vinte e quatro horas do dia não chegam para tantos trabalhos, actividades, testes, exames, relatórios, resumos, orais, visitas de estudo, experiências, pesquisas, comer, dormir, e ainda...ufa!...viver!
Contudo, há tanto trabalho, mas só algumas pessoas têm a sorte de subir na vida. Os advogados, médicos, professores, ou engenheiros que saem licenciados da faculdade e não arranjam emprego, viram funcionários de balcão, empregados de mesa, ou cabeleireiros, e continuam a lutar por um futuro melhor, pois neste mundo injusto, onde os “outros” se servem de cunhas ou “livres trânsito”, só os mais fortes é que sobrevivem.
Também, como já deves ter reparado, em todos os locais mais “finos” e “chiques” onde vais, vês que qualquer pessoa “dita” culta (e até com aspecto de inteligente!), não fala de literatura, geografia, história, ou medicina; fala antes de futebol, de moda, ou até do tempo! Mas, no fundo, é esta pessoa que é conhecida e é dela que se lembram as pessoas mais importantes para ti, enquanto os verdadeiros sábios e trabalhadores estão a servir à mesa a “dita” pessoa culta!
E nós cá andamos carregados de livros. Uns trabalham mais (pois têm grandes expectativas quanto ao futuro próximo) para tirar a nota X pretendida pela faculdade onde querem ingressar. Mas, se por mero azar estiveres na turma Z, não irás por um valor entrar naquilo que te faz realmente feliz, naquilo que te fez suar durante três anos consecutivos e para o qual trabalhaste árdua e seriamente, pois apenas obtiveste a nota Y.
Como vês a vida é manhosa, fecha portas cravadas de oportunidades e abre janelas no sétimo andar! Todavia, a esperança é a última coisa a morrer, por isso, vale sempre a pena fazer mais uma tentativa, pois como já dizia o poeta:”Por morrer uma andorinha, não acaba a Primavera!”.

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Que belíssima imagem! Bem adequada para quem luta para "subir na vida" e alcançar o seu sonho. ;-)