sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Da Imagem - amor canino - por Joana Costa






Leitura da Imagem:

Nesta imagem podemos observar uma criança com o seu cão num parque. Destaca-se um menino com uma doença, visível através da cadeira de rodas, e o seu cão que, infelizmente, só tem três patas. A expressão destes demonstra a cumplicidade e o carinho que sentem um pelo outro.

Texto argumentativo: Relação entre um animal e um ser humano


     É incrível a relação de carinho e amizade existente entre um animal e um ser humano, em especial o amor dos cães, que é incondicional. A alegria que muitos nos podem proporcionar é bem melhor e verdadeira que a da maioria das pessoas.                                                  
     As nossas escolhas, de uma maneira geral, dizem muito da nossa personalidade, precisamente pelo facto da maioria delas serem feitas de forma inconsciente. Os animais ganham uma grande afetividade com as pessoas, o que é bom para eles e bom para nós, pois ajuda no desenvolvimento de cada um a nível emocional. Os animais acabam por fazer bem às crianças e, ao adotá-los, estamos a fazer um pequeno mundo melhor.
     Exemplo de uma amizade incondicional entre uma criança e um animal, é a história do menino da imagem, Owen Howkins, de apenas sete anos, que sofre de síndrome de Schwartz-Jampel, que lhe deixa os músculos em estado de tensão permanente, e do pastor italiano, com apenas três patas, que sobreviveu ao atropelamento de um comboio, depois de amarrado por jovens a uma linha férrea. O cão tem sido o melhor amigo de Owen, desde que foi adotado pela família, em 2012, ainda bebé. Owen não gostava nem de sair nem de pessoas, mas com a chegada de Haatchi isso mudou, agora ele quer falar com todos sobre ele (Haatchi) e quer ir a exposições de cães, exprimindo o seu amor pelo animal de estimação com as seguintes palavras “Eu sinto-me muito feliz”.

“ Os cães amam os seus amigos e mordem os seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio nas suas relações” 
Sigmund Freud


Joana Costa 12ºG

Sem comentários: