sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Da imagem - Alcoolismo - por Violeta Carvalho








Leitura da imagem:

Esta imagem tem uma clara função representativa, ilustrando uma triste realidade, a de uma família que vive um drama causado pela droga que é o álcool.
A mãe, com um olhar magoado, observa toda a situação que acaba de presenciar, enquanto os seus filhos a agarram assustados e medrosos fugindo do pai, que causou toda aquela destruição. Todo o cenário é assustador, uma cadeira quebrada, os copos entornados em cima da mesa ao lado de uma garrafa quase vazia, um cinto no chão e mais uma garrafa partida.
É possível ainda observar que, entre a garrafa em primeiro plano e a família afastada, se encontra o alcoólico com as mãos na cabeça, tomando consciência da desgraça que causou e parece arrepender-se.
 Assim, a causa de toda aquela destruição foi o álcool, que o individuo decidiu conscientemente ingerir, acabando por magoar a sua família.


Texto argumentativo:


O alcoolismo tem sido uma das maiores preocupações da saúde pública no mundo, estando associado a diversos problemas, nomeadamente, os familiares. É muitas vezes visto como o caminho para a descontração e felicidade. Ora se isto fosse verdade, não aconteceriam tantas desgraças associadas a este problema. Pelo contrário, o álcool é um dos vícios que mais causa estragos e tristeza, sendo a família uma vítima inocente que sofre ao deparar-se com um alcoólico que dia após dia cai na rua da amargura.
É muito difícil lidar diariamente com alguém que nunca está lúcido, o ambiente familiar torna-se pesado, as discussões começam a gerar-se, vão crescendo e crescendo…Até que o alcoólico fica fora de si e parte para a violência física. É este o pior momento que uma família pode viver. É horrível. Infelizmente, é frequente isso acontecer. Os filhos assistem muitas vezes à sua mãe ser alvo de agressões e a raiva vai crescendo dentro deles, acabando por reagirem também inconscientemente, atacando fisicamente o alcoólico, de modo a proteger a mãe. Mas esta atitude não é a mais correta, devem sim pedir ajuda a alguém que conheçam. Contudo, no meio de toda a confusão e vergonha, as famílias preferem aguentar e não pedir auxílio. Vivem assim em constante sufoco e sofrimento.
Para além da violência física, há muitas outras consequências gravíssimas causadas por esta doença. Por vezes, os dependentes de álcool são pessoas com baixo poder económico, que se refugiam neste para esquecerem a realidade até que, sem se aperceberem, entram numa rua sem saída e, assim, mais desgraças se avizinham.  Vão trabalhar e conduzir alcoolizados, colocando vidas em perigo e compram compulsivamente bebida. Todas estas atitudes se refletem negativamente na vida real. Perdem o emprego, têm acidentes de viação e desperdiçam muito dinheiro. Dinheiro esse necessário para pagar a casa, as contas e a comida. A família, lúcida e inocente, é que vive atormentada e desesperada com tudo o que se depara.
Em suma, o alcoolismo é um poço sem fundo, que apenas acarreta agonia, desespero, desgosto e sofrimento para a família, afetando-a não só fisicamente, mas também psicologicamente. É necessário apenas coragem e força de vontade para superar este vício e voltar a amar conscientemente a família, pois família apenas há uma.


Violeta Carvalho, 12º D

Sem comentários: