sábado, 31 de janeiro de 2015

Da Imagem – «Periscope» - por André Lopes







Leitura da imagem



Pawel Kuczynski é um cartunista polaco, nascido em 1976, graduado na universidade de Poznam, que tem sido premiado desde então.
         Na pintura, o «periscope», de sua autoria, podemos ver um individuo do sexo masculino preso numa cela de ferro, a observar o mundo real através de um periscópio, na forma do ícon da rede social Facebook. Para além disso, este último símbolo destaca-se na pintura pela cor, podendo estar subjacente a crítica, que o homem só vive das redes sociais para conhecer o mundo, desprezando o conhecer «cara a cara», isto é, não fazem como as crianças, que para conhecer o mundo, vão à descoberta através dos sentidos, privilegiando o tacto.
         No entanto, a crítica poderá não ficar só por aí, pois o homem está pintado de cores mortiças, remetendo para a falsidade e obscuridade das pessoas que usam as redes sociais. 
         Em suma, esta obra de arte de Pawel Kuczynski tem uma imensa carga crítica, retratando na perfeição o quotidiano dos jovens das sociedades atuais.




Criação de texto a partir da imagem


As redes sociais

As redes socias, como qualquer coisa no mundo, tem benefícios, por exemplo conhecer novas pessoas, desabafar alguns problemas e termos à disposição uma grande quantidade de informação de uma forma bastante rápida e eficaz. Todavia, estas também têm malefícios, como pessoas que se fazem passar por outras e o facto de nem toda a informação ser verídica, entre outras coisas.
          As redes socias são benéficas por vários motivos. Um deles é o facto de se poder manter o contacto com pessoas próximas de nós, desde amigos, colegas de escola e familiares, que estão espalhados pelo mundo, porque as redes sociais são um modo simples de rápido de comunicar , sendo mais fácil  manter uma conversa nas redes socias do que estar a enviar cartas, podendo estas últimas ser extraviadas. Outro motivo para que as redes sociais sejam boas é a quantidade de informação disponibilizada sobre vários temas, e sua especificidade. No entanto, com tanta informação disponível, certamente, que alguma dessa informação não é cem por cento fiável, portanto é preciso saber analisá-la e selecioná-la bem.
         Por outro lado, as redes sociais também podem ter alguns malefícios, como por exemplo a última parte do parágrafo suprajacente. Outro problema presente é a falsa identidade de pessoas, isto é, indivíduos que se fazem passar por outras pessoas ou que as inventam, para conseguirem algo do seu interlocutor, como acontece com os burlões, violadores e pedófilos. Para alémx deste enorme problema há outro que, se não for combatido, muitas das tradições irão perder-se, que é a perda de convívio presencial entre as pessoas. Atualmente, apercebemos que a juventude de todo o mundo prefere estar nas suas casas e falarem uns com os outros nas redes sociais, do que combinarem e programarem algo num lugar e falarem, jogarem e conviverem uns com os outros, fortalecendo a sua amizade.
Concluindo, as redes sociais são bastante úteis, porém é preciso saber utilizá-las, para não sofrermos as variadíssimas consequências, que podem surgir pelo mau uso das mesmas e o seu uso excessivo poderá provocar o termo de diversas tradições da cultura de um país.


André Lopes, 12º D


Sem comentários: