quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Para a minha irmã

«Para a minha irmã», titulo original «My sister’s keeper», é um filme estadunidense, baseado no livro de Jodi Picoult, e realizado por Nick Cassavetes, mesmo realizador do filme «The Notebook».
«Para a minha irmã» é um filme dramático, com duração de 109min. Estreou dia 17 de Setembro de 2009 em Portugal.

O filme é sobre um casal, Sara (Cameron Diaz) e Brian (Jason Patric) Fitzgerald, que são pais de dois filhos, Kate (Sofia Vassilieva) e Jesse (Evan Ellingson). Quando Kate tem dois anos de vida, descobrem que ela é portadora de uma doença rara, LMA (leucemia mielóide aguda). A única solução é conceberem uma criança geneticamente combinada para salvar Kate. Depois de Anna (Abigail Breslin) nascer, é sujeita a muitas operações. Quando Anna chega aos 11 anos de vida, contrata um advogado, Campbell Alexander (Alec Baldwin), e pede emancipação médica. Alexander só aceita o caso de Anna Fitzgerald, porque sabe o que é não ter controlo sobre o próprio corpo, pois sofre de epilepsia.

É um filme que retrata a vida de uma rapariga que sofre uma doença rara, retrata os seus sentimentos, as suas memórias e o seu relacionamento com a família. Retrata também o amor de mãe, que é capaz de tudo para salvar a sua filha. É uma lição de vida. É tocante e expressivo aos espectadores, consegue comover a [o verbo não pede essa preposição- regência] qualquer tipo de pessoa.
Tem óptimas personagens e um ambiente acolhedor e sincero. Consegue mudar a maneira de pensar, pois mostra como é a vida de pessoas com cancro, e como consegue afectar tudo a sua volta.
Sofia Vassilieva, Kate no filme, para tentar perceber como era ter cancro, saber como era ficar sem cabelo, para encarnar mais a personagem, literalmente rapou o cabelo.
De 1 a 5, é um filme considerado em 4 estrelas.
Este é um drama de suspense, um romance de Picoult, que capta a nossa atenção do princípio ao fim, escrito com um toque de elegância e com um olhar profundo em relação aos pormenores e a compreensão abrangentes na delicadeza e na complexidade das relações humanas.[Citação:http://www.wook.pt/ficha/para-a-minha-irma/a/id/175370.]
A banda sonora faz com que o filme seja mais profundo, com a musica de Peter Yorn, "Don’t Wanna Cry" e "Feels like home" de Edwina Hayes.
É, sem dúvida, um filme que muda a perspectiva do pensamento e a perspectiva de vida. Um filme que muda a maneira de viver, porque tragicamente, a nossa vida pode dar muitas voltas.
Um filme que não se pode perder.





Bruna Castro 10ºA

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Está um bom artigo, bem doseado na componente informativa e opinativa. Tem, certamente, pesquisa, o que não é mau, pelo contrário. Mas não reconheço o teu discurso em muito do texto que apresentaste...