sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Into the Wild


 
Filme: “Into the Wild” (Na Natureza Selvagem)
Género: Drama
Realizador: Sean Penn
Estreia:
21/9/2007 (Original)
Banda Sonora: Eddie Vedder


“Into the wild” realizado por Sean Penn é uma adaptação do livro do jornalista Jon Krakauer que conta a história do jovem Christopher Mccandless que, terminando a faculdade, opta por prescindir da sua vida privilegiada e partir em busca da aventura, decidindo ir viver junto da natureza, doando as suas economias à caridade com o intuito de se ver livre de tudo o que é material. O desejo de se ausentar de um mundo materialista e consumista, faz com que Christopher Mccandlless embarque na melhor viajem da sua vida.
A coragem de renunciar a todo o materialismo e prazeres da vida, torna Alexander Supertramp (identidade que Christopher M. adoptou) um extremista, apelando ao seu instinto de sobrevivência.
É, sem dúvida, um filme para parar e pensar. Um filme que reflecte o significado da vida e dos valores morais e éticos. Into the wild, interpretado pelo excelente actor Emile Hirsch, é uma história notável e verídica que apela à nossa atenção, remetendo para o lado mais simples e belo da vida. A fita fala por si!
As paisagens do filme fazem sonhar qualquer um. Só visualizando o filme é que é possível observar a natureza na sua beleza mais pura. Imagens raras que marcam a paixão de um homem pela natureza, cada árvore, cada rugido e sopro de cada animal, cada espécie, cada rio. A banda sonora é mais um benefício a favor. Eddie Vedder (vocalista dos Pearl Jam e amigo de longa data de Sean Penn) dá voz às músicas, produzidas pelo próprio propositadamente para este filme, com a melodia cativante que Vedder atribui a todas as suas canções.
Apesar de toda a revolta com a sociedade e bens materiais, a melhor lição é que para a felicidade completa necessitamos, além da natureza, uns dos outros. - “Hapiness is only real when shared.”
Chistopher Mccandless quis fugir da sociedade materialista em que vivia, mas compreendeu que não havia fuga possível, senão se adaptar a essa mesma sociedade. O nobre Supertramp (Vagabundo) acabou por perder a vida num autocarro no Alasca em 1992. Morreu onde queria morrer: junto da natureza. Cumpriu o seu destino final – chegar ao inóspito Alasca. A sua luta à sobrevivência foi forte mas insuperável. Christopher Mccandless percebeu que a natureza para além de bela, era selvagem e perigosa. Apesar de tudo, ele deu a conhecer o valor da verdade e aquilo que realmente é importante ao longo da nossa existência.
 

CITAÇÕES
“…how important it is in life not necessarily to be strong... but to feel strong. “
“The freedom and simple beauty is too good to passe up”
“Rather than love, than money, than fame, than fairness… give me truth.”
“Some people feel like they don’t deserve love. They walk away quietly into empty spaces, trying to close the gaps of the past.”
“I’m not superman, I’m supertramp!”
“The core of mans’spirit come from new experiences.”
“When you want something in life, you just gotta reach out and grab it.”





Ana Luísa, 10º A

2 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Bem, Ana, em primeiro lugar, devo dizer-te que já me entusiasmaste a ver o filme ;-)

Quanto à tua análise: sei que é pessoal, nota-se aqui e ali as marcas da tua pena, contudo, também encontrei na web, pelo menos, duas fontes muito próximas...

A indicação das citações é relevante, mas deverias tê-las integrado o corpo do teu texto.

Cometes, ainda, um erro crasso: contas o final. Isso não se faz, menina! mesmo baseado em factos verídicos (ou seja, poderemos saber de antemão o destino da personagem), a verdade é que um artigo crítico nunca o deve fazer...

Diogo Mota disse...

gostei ana gostei !