domingo, 26 de setembro de 2010

Não somos todos um só?



 

Durante as férias de Verão, fui passando por vários locais, todos verdadeiramente portugueses. Alguns pude conhecer, visitar, de outros apenas li as placas. Mas naqueles em que pude parar e explorar um pouco o seu “território”, houve algo que me despertou a atenção. Algo sobre o qual já me tinha questionado antes, mas nunca me lembrei de saber a razão. Pode ser simplesmente ignorância, e se realmente for: tudo bem! Eu assumo que sou ignorante (no que diz respeito a este assunto). Pode ser também desinteresse, e se tal for verdade, sou eu uma desinteressada por este assunto. Podem ser diversas coisas, daí eu passar a ser essas diversas coisas também. 
Mas já é tempo de me deixar de fazer introduções e lançar a questão: Se Portugal é um todo, porque é que, à medida que nos deslocamos dentro deste, nos deparamos com pronúncias diferentes? Porque é que o nome das coisas não é igual para todos? A resposta mais comum é, decerto: Porque existem diferentes regiões! Porque muda dependendo das regiões! 
É  verdade, e eu percebo que existem várias regiões em Portugal, mas não percebo porque é que que todos têm o seu modo de chamar as coisas, têm o seu modo de pronunciar, diferentes uns dos outros. Enfim, é mesmo algo que eu não entendo! Somos todos um Portugal, devíamos ser todos “um” só! Não sei se conseguirei entendê-lo alguma vez, mas por agora permanece esta pergunta no Ar…… (da minha cabeça)  : )  


Carolina Brito, 10º A

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

... a essa diferença chama-se riqueza, diversidade :) E, assim, temos sempre a possibilidade de descoberta sem sair do nosso país ;-)