segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Férias aos Momentos




     Férias! Talvez a palavra favorita no dicionário de um estudante. As férias não são dadas, são um direito, um prazer estimulado pelos gostos pessoais e vivências.
      Viver as férias é a coisa mais rara do mundo. Participo nesse "viver"! Quem não gosta de um despertador desligado, de um gelado a derreter pela mão, do som do mar? São estes três meses de Verão que nos fazem observar o lado direito da vida, as particularidades simples, as recordações que ficam das férias, a falta que fazem...
      As memórias que ficam, as músicas das noites quentes de Verão, o sol e o seu calor, as viagens... Sinto toda a nostalgia enchendo o meu ser, fazendo-me recordar o que o Verão tem de melhor, sobretudo, passado nesta inocência de idade, na juventude em que vivo.
      Acho que nem mil linhas iguais a estas onde pousam as palavras que escrevo, seriam suficientes para relatar estas férias, explicar os acontecimentos e apontar pensamentos. Apesar de curtas, como todos notam, servem para aperfeiçoar prodígios, dedicar tempo aos outros, preencher corações e espaços. Eu fiz uso dos mesmos. Conheci gente e locais. Tive conversas brilhantes e ridículas com pessoas que, provavelmente, nunca mais irei ver. Tive oportunidades para viver, conhecer e experimentar. Citando Christopher Mccandless "A alegria da vida vem dos nossos encontros com novas experiências." 
     Férias estas, loucas e confusas! Com stress, correrias e planos de última hora. Deu-me prazer andar por ruas estreitas ao final do dia, quando a luz estava baixa e quente. Houve tempo para relaxar, para gritar e dançar. Não faltou um pouco de calma e perseverança. Quero agora, atenuar as emoções que expulso para este papel, tão fortes e agitadas como ténues e afáveis. Este Verão deixou-me sedenta de vida, deixou-me mais livre que a própria liberdade, livre de sedentarismo, de campainhas e horários! A vida fica instantaneamente melhor nas férias. São simples pormenores que nos fazem viver as férias, viver o Verão! 
     As férias não são feitas de semanas e de meses, são feitas de momentos.




Ana Luísa, 10º A

4 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Sente-se que as férias são, para ti, um prazer intenso, porque intensamente vivido. Pois para mim, ler-te proporcionou-me, igualmente, um um intenso prazer.
Tens ritmo e poesia nas palavras, convives bem com as linhas "onde pousam as palavras" que escreves.
Atenção, sempre, ao equilíbrio da expressão - nem sempre os discursos densos, complicados, traduzem as mais belas ideias. A beleza está na simplicidade. Estás no bom caminho.

"tão fortes e agitadas como ténues e afáveis" - será, tanto as fortes e agitadas como as ténues e afáveis"?

Cristina disse...

Belíssimo texto, com ritmo, energia, experiências, vivências... Gostei muito! :)

Fátima Inácio Gomes disse...

Por Barcelos escreve-se bem, hem, Cristina? :)
A ver se a autora passa por aqui, que eu só faço de "profbabada" :)

Cristina disse...

Em Barcelos, para além de se escrever bem, também se aprende muito bem... :) E faz bem em estar "babada"... Não é demais elogiar quem merece!