segunda-feira, 1 de junho de 2009

Guerra… Porquê?




Desde os primórdios da humanidade que temos inventado maneiras mais sofisticadas de nos matar uns aos outros, desde a morte de Abel até aos mais recentes conflitos armados, passando pelas cruzadas e pelas duas Grandes Guerras Mundiais. Pelos mais variados motivos, desde religião, economia, território e até mesmo raça. Uma coisa é certa, raramente o nosso planeta viu paz, tendo apenas direito a uns pequenos vislumbres ocasionais que, por pouco tempo, duraram.
Apesar de termos relatos de conflitos entre tribos e outras tipos de povoações desde que temos relatos do Homem, as batalhas começaram a ter proporções mais épicas na Grécia Antiga, na guerra de Tróia e também nas campanhas de Alexandre, o Grande. Posteriormente, tivemos as conquistas do Império Romano seguindo-se as cruzadas da Idade Média, que foram sempre suportadas pela Igreja Católica, apesar de se dizerem seguidores de Jesus Cristo. E assim a humanidade foi passando os anos, numa troca constante de fronteiras, riquezas e interesses em que muitos sofriam para o benefício de poucos. Contudo a humanidade, até ao século XX, pouco tinha visto da capacidade autodestrutiva da espécie humana. Só na segunda Grande Guerra morreram cerca de 60 milhões de pessoas.
E não estamos a pensar parar.
Pelo menos por agora.
Enquanto render dinheiro, as pessoas vão continuar a matar pessoas. Esperemos apenas que não surja uma Terceira Guerra Mundial, porque actualmente somos bem capazes de matar muito mais que uns “meros” 60 milhões…




Carlos Fitas 12º C

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Bem, Carlos. Depois de dois textos que aliviaram o espírito, trazes-nos uma imagem terrível. Pior ainda... verdadeira.

O texto é sério e equilibrado. Muito bem!