quarta-feira, 3 de junho de 2009

Contraste




Se eu não soubesse o motivo pelo qual esta fotografia veio ter à minha mão diria que estava diante de uma criança feliz! Sim, porque poderíamos pensar que ele posa para uma fotografia apenas para mostrar que é útil, que é livre e vaidoso em mostrar a sua pescaria. Mas Não! Ele é apenas uma das crianças presas ao sistema e à educação de países em que as crianças são apenas mais um para trabalhar e ganhar a vida, sem direitos e só obrigações. Será que estas crianças estarão sujeitas aos mesmos direitos da Convenção aprovada em 1989? Será esta criança feliz? Não sei, se calhar não lhe foi dado a oportunidade de escolher. Saberá ele que do outro lado do mundo existem crianças, como ele, que reclamam apenas porque o pai ou mãe não o deixaM ir pescar de barco?
Agora eu pergunto: quem será mais feliz? Aquele que obrigam a pescar para sobreviver ou aquele que não o deixam pescar. Quase que posso afirmar que é o que não o deixam pescar, pois esse pode brincar de outra maneira, enquanto o menino da fotografia não tem escolha. Quando não nos é dada oportunidade de escolha o nosso remédio é viver com o que temos.
Assim digo que, se não soubermos a história de uma fotografia, podemos ser traídos pelas aparências ou pelo que nos quer mostrar. Por isso, quando virem uma fotografia, tentem saber a história dela.


Rui Costa 12º A

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Visão atenta sobre o mundo e sobre a precariedade, infelizmente ainda tão presente, de muitas crianças, numa sociedade que não consegues "dar" por igual.