BASTA PUM BASTA!
Basta da discriminação e estigmatização das pessoas com problemas saúde mental. Basta!
O estigma causa medo, desconfiança e discriminação, separa amigos e família e impede as pessoas de procurarem o que precisam!
Neste momento, uma em cada cinco pessoas em Portugal tem uma doença mental. Estas taxas são das mais altas na Europa, onde se estima que uma em cada três pessoas venha a sofrer de doença mental nalgum momento da sua vida. Apesar disso, a Saúde Psicológica ainda é vista como algo secundário e rodeada de preconceito e ignorância.
Enquanto que isso não acontece com a Saúde Física, nunca nos passaria pela cabeça dizer a alguém com cancro ‘’Isso é tudo porque és fraco!’’ ou ‘’É tudo drama!’’, como acontece muitas vezes com a Saúde Psicológica. Muitas vezes os problemas de Saúde Psicológica são desvalorizados como drama, preguiça, falta de carácter entre outras: cerca de 75% das pessoas com problemas de Saúde Psicológica sofrem com estes e outros preconceitos. Enquanto as doenças mentais forem tabu, as suas consequências continuarão escondidas por uma capa de vergonha.
A maior parte de nós aprendeu a compreender a saúde mental em termos de pessoas saudáveis ou doentes, “nós e eles”, “os normais e os malucos”. Mas esta divisão não existe. Precisamos todos de criar espaços para que quem sofre possa falar desse sofrimento em segurança e pedir ajuda - independentemente de ter uma doença mental ou não. Partilhar as nossas emoções e inquietações é um sinal de coragem que pode ajudar a combater a desinformação.
Maria João – 12ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário