domingo, 4 de março de 2012

REcriar


Quero dormir!

“Novas tecnologias ajudam a resolver um dilema da vida moderna: dormir mais e melhor.  É possível dormir melhor com US$ 0,99 e um iPhone.” 


2012. Ano problemático em muitos aspectos…. está a aproximar-se o fim do mundo, segundo dizem, mas para a maior parte dos portugueses o preocupante é o fim do mês. Não vos venho falar das injúrias cometidas pelo governo, ou dos cortes que nos têm feito, não, isso seria incorrecto da minha parte, falar de alguém que apenas nos está a ajudar, assim, vamos começar a apreciar muito mais a vida, só iremos ter satisfações, pois nada pode ser pior que isto.
Venho, sim, sensibilizar-vos para um aspecto muito mais interessante e de elevadíssima importância. O sono. Sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, pela suspensão temporária da actividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
Actualmente, para muitos portugueses, é ligeiramente complicado organizar o tempo, e eu fiz questão de o organizar: 50% a trabalhar, 20% a barafustar e os restantes 30% para ver televisão, ir às compras, comer, entre outras coisas, conclusão, uma rotina muito atribulada. Mas, entre tudo isto, quanto tempo nos resta para podermos imergir noutro mundo? Onde tudo é possível, onde fazemos mil e uma coisas sem sair do sítio, relaxando os nosso músculos, conhecendo lugares novos, sendo aquilo que nunca conseguimos ser…. Pois bem! Este é o problema, o clímax de todos os processos envolventes no sono é, pelo que li, quando sonhamos, o que acontece no REM (Rapid Eye Moviment). Mas para quê utilizar “linguagem” científica? As coisas têm que ser ditas de forma clara para não andarmos aqui às escuras. Nos últimos anos, o tempo médio de sono tem reduzido e muitas pessoas já pensam na ideia de trocar certas coisas que eram imprescindíveis a algum tempo atrás por umas horitas de sono…Será que isto significa que estaremos a ficar preguiçosos? Estaremos a ficar sem objectivos na vida? Ou, simplesmente, precisamos de dormir e não temos tempo, ou o stress já é bastante?
Pois isto assusta-me imenso, tantas perguntas, tantas respostas, mas nenhuma me deixa dormir.
Se é verdade que “O sono comanda a vida”, então nada tenho a apontar ao facto de dormirmos menos, visto que alguém se tem encarregado de nos controlar e comandar na nossa vida. Então o sono já não tem papel algum nos nossos dias... mas isto não é assim tão simples.
A falta de sono traz muitas maleitas para a nossa saúde, somos ainda mais rabugentos, damos muita mais despesa ao estado, pois ficamos mais susceptíveis a depressões, diabetes e, principalmente, o nosso trabalho (para quem ainda o tem) não é realizado de forma correcta e produtiva. O trabalho é um grande gerador de stress, e a falta dele? Se eu estiver correcta, então estamos arruinados… respiramos stress.
Eu tenho a solução para tudo isto. Por mais que nos faça confusão a utilização de aparelhos electrónicos (ou não) e, logo nós, que actualmente nem somos dependentes desses bichos com fios, ou sem eles, caso sejam mais modernos, desta vez teremos que dar o braço a torcer. Sleep Cycle é a solução. Um software muito inteligente que substitui o despertador ou a nossa mãe (que é o meu caso), programamos para a hora pretendida e colocamos o telemóvel, ou outro aparelho qualquer, debaixo da almofada e dormimos, que ele se encarrega de nos acordar. A diferença entre este software e a nossa mãe, ou o nosso despertador, é que poderemos com ele acordar bem-dispostos, pois não somos acordados a meio de um sonho.
Com isto venho pedir-vos para serem mais pacientes quando não são atendidos, seja em que estabelecimento for, como pretendiam, o mais certo é essa pessoa estar com problemas de sono, sejam pacientes, falem-lhe do sleep cycle.
Esta palavra tão pequena que é o sono é uma dor de cabeça enorme e pode ser a causa de muitos aspectos menos positivos…. deduzo eu que o facto de Portugal apresentar uma elevada taxa de obesidade infantil se deve ao facto de a juventude querer aproveitar tanto a vida que nem quer dormir e depois é o que se vê…E tudo isto porquê? Ora, porque estes bichinhos electrónicos olham para nós com uns olhinhos tão aliciantes que não resistimos e... olha lá voltamos ao mesmo problema.

“Somos feitos da mesma matéria que os nossos sonhos”
                                                        William Shakespeare











INÊS RODRIGUES, 11º A

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Bom tema, Inês. E gostei muito de saber desse dispositivo, bem precisava de um desses, para não acordar a meio do ciclo do sono/sonho e ficar com um cansaço tremendo o dia inteiro. :)
O dispositivo poderia era dar, também, mais umas horitas de sono :)

De resto, apresentas um texto com humor, numa abordagem em jeito de crónica, e com um bom desenvolvimento dos argumentos. Tive foi que fazer umas correções...