segunda-feira, 5 de março de 2012

REcriar


“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada”
William Shakespeare



Sorri…

Vários são os exemplos de pessoas que, por algum motivo, frustração, incapacidade ou insegurança, tentam alcançar aquilo que querem recorrendo à força ou de alguma maneira que não é a mais correcta. Eu, pelo contrario, prefiro obter as coisas de uma forma mais simples, com um sorriso apenas.
William Shakespeare partilhava da mesma opinião que eu, e numa frase resumiu tudo aquilo que eu disse até agora, e disse aquilo que para muitos é o lema de vida a seguir, que leva a que as pessoas sorriam acima de tudo, e por muito que queiram uma coisa, a conquistem da maneira mais correcta, não recorrendo à violência ou ameaças.
Pela minha experiência, que até pode não ser muita, mas que já me ensinou muitas coisas, chego à conclusão que viver a sorrir é o melhor remédio. Já tive muitos problemas e ao longo do tempo aprendi que, por mais dolorosa que seja a realidade desses problemas, encará-los com a maior positividade possível é a melhor solução, por isso é que todos os dias tento sorrir ao máximo, e alegrar aqueles que me rodeiam, pois por mais insignificante que seja para algumas pessoas, para outras tem um valor sentimental impossível de descrever. Falo por experiência própria, porque neste mundo existem pessoas a quem uma simples palavra faz com que fique paralisado: um simples gesto ou um simples olhar faz-me ganhar o dia, e um simples sorriso faz-me o homem mais feliz do mundo. Podia sorrir apenas por interesse, mas o meu desejo ao realizar este gesto não é conquistar miúdas, nem é ser interesseiro, como já tinha mencionado, mas sim para obter a felicidade, e aconselho a todos que a obtenham da mesma maneira que eu, mesmo tendo que quebrar regras e contornar obstáculos, pois como dizia Bob Marley, “se você obedece a todas as regras, acaba perdendo a diversão”.
Dito isto, no futuro até posso ser mal sucedido na vida, posso nem cumprir os meus sonhos e até posso viver nas mais míseras condições, mas na hora da minha morte saberei perfeitamente que aproveitei a minha vida ao máximo, tive os melhores amigos a meu lado, sorri a cada segundo que passava, mas, acima de tudo, vivi com a maior das alegrias possível.



RAUL PEIXOTO, 11º A

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

A ideia do teu texto é fabulosa. E é a tua cara. Melhor, a cara do teu próprio sorriso.
Citaste, e muito bem, Shakespeare. Eu deixo-te Dostoievski, para complementar, que dizia que o riso é a "mais certeira prova da alma" e também que "A alegria é um dos mais reveladores traços humanos, basta a alegria para revelar as pessoas dos pés à cabeça. Por vezes não há meio de percebermos o carácter de uma pessoa, mas basta ela rir para lhe conhecermos o feitio como às palmas das nossas mãos.(...)Ri-se bem - é boa pessoa. " :D
Bem, tu será um desses casos ;-)