domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Aprendiz de Feiticeiro

      Em O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice, 2010), o personagem principal é Dave (Jay Baruchel). Quando tenta ganhar o coração da menina por quem é apaixonado, acaba por se meter em “sarilhos” ao entrar numa loja de antiguidades. Na loja de antiguidades está Balthazar Blake (Nicolas Cage), que vê na "coincidência" do menino estar ali a hipótese de encontrar o primeiro merliniano, seu sucessor nas artes da feitiçaria iniciadas pelo seu mestre, o próprio Merlin. A única forma de saber se Dave é o escolhido é colocar no seu dedo um anel de dragão. O artefacto metálico (que se) enrola-se no dedo do incrédulo rapaz. Mas antes que Balthazar consiga explicar o que está a acontecer surge Maxim Horvath (Alfred Molina). Começa então uma batalha cheia de raios, explosões e fogos.
     Dave consegue escapar por pouco, mas o trauma de ter visto tudo aquilo atormenta-lhe o resto da infância. Passados 10 anos, na faculdade, reencontra o seu grande amor, Becky Barnes (Teresa Palmer). Enquanto isso, Horvath e Balthazar são libertados acidentalmente da prisão na qual permaneceram durante os últimos 10 anos. Horvath persegue Dave para matá-lo, pois este é o único capaz de matar Morgana e, ao mesmo tempo, Dave também é perseguido por Balthazar, pois este quer que Dave se torne o seu aprendiz para matar Morgana e libertar Veronica que é a amada de Balthazar e que se encontra presa juntamente com Morgana.
     Balthazar acaba por conseguir treinar Dave e fazer dele um feiticeiro, isto, claro, com bastante treino, pois Dave é um pouco desajeitado.
     No final do filme, Morgana e Veronica são libertadas e Dave consegue derrotar Morgana e salvar Veronica. Balthazar e Horvath morrem, mas Dave consegue trazer de volta Balthazar à vida com um feitiço que este lhe ensinou. Por fim, acaba tudo bem e Dave consegue ficar com Becky e Balthazar com Veronica.
   
     Não é um dos meus filmes preferidos, até porque não aprecio filmes que já sabemos o seu final e ainda só vimos o início. É um filme de “final feliz”, mas também não se poderia esperar outra coisa de um filme da Disney, (que o) cujo público alvo não é, propriamente, adulto. No entanto, os efeitos especiais são o ponto forte do filme.






Paulo Sampaio, 10º A

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Paulinho: duas falhas - uma, gigantesca! Contas a história TODA!!! Nunca se pode fazer isso. Dar uma opinião não é relatar - é apresentar pontos positivos e negativos, numa abordagem mais "técnica" - a coerência do argumento, o desempenho das personagens, por aí fora.

A outra falha é a do plágio. Encontro partes do teu texto aqui:
aqui http://www.omelete.com.br/cinema/critica-o-aprendiz-de-feiticeiro/
e http://julianoandermann.blogspot.com/2010/08/aprendiz-de-feiticeironem-peruca.html
(um também cópia do outro...)