quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Se sou alegre ou sou triste


Se sou alegre ou sou triste…
Francamente não sei.
A tristeza em que consiste?
Da alegria o que farei?

Não sou alegre nem triste.
Verdade não sei que sou.
Sou qualquer alma.

Afinal, alegre ou triste?
Pensar nunca tem bom fim...
Minha tristeza consiste
Em não saber bem de mim...
Mas a alegria é assim...

(Fernando Pessoa)

Depois de ler vários poemas, decidi escolher este, talvez por me ter cativado pela sua complexidade.
O poeta transmite a insegurança do seu [?] estado de espírito. Fernando Pessoa não tem a certeza do que pensa e nem do que sente, simplesmente é, somente uma alma a mais no mundo.
Este poema demonstra duas visões da vida: a felicidade e a tristeza.
Tendo eu uma perspectiva positivista da vida, acredito que as pessoas sejam felizes cada uma à sua maneira, tendo dias em que a felicidade nos assalta e dias menos felizes, que na minha opinião não se consideram dias tristes.
Todos nós temos os nossos momentos, a vida é feita de momentos felizes e de momentos menos felizes. Todas as situações, quer felizes quer tristes, são necessários ao ser humano, umas servem para exteriorizar a satisfação sentida no momento, outras para a reflexão.
O estado de alegria/tristeza depende sempre da comparação com outros momentos vividos.
Será a busca da plena felicidade que nos traz a infelicidade? Quando estamos felizes não devemos pensar nisso. No entanto, é como o poeta afirma no nono verso, “Pensar não tem bom fim”, logo pensar é meio caminho andado para a infelicidade.
A Tristeza conjugo-a com o verbo estar, a Felicidade com o verbo ser, o que não quer dizer que, às vezes, não esteja triste [esteja ou seja?].


Diana Fumega 12ºF



1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei este blog, cada poema tem a opinião de alguém embaixo, é realmente como eu me sinto, sempre confusa , não sei fazer nada sozinha, super dependente, más não sei se sou feliz ou triste, eis a questão que nunca consegui responder !