terça-feira, 7 de outubro de 2014

MANIFESTO ANTI-IGNORANTES de Micaela Costa




Basta! Caramba, existem pessoas que são poços de ignorância, isso é verdade. Mas outras? Essas já são reservatórios.
Nós, seres humanos, somos orgulhosos. Julgamos que somos superiores, mas a verdade é que não passamos de uns seres ocos, tão pequenos quanto o átomo! Vivemos a nossa vida deambulando pelo meio dos prédios que rasgam o céu e das bases de cimento que encobrem qualquer exemplo de vida! Mas a nossa vida, das pessoas quero eu dizer, não passa apenas de uma criadora de monstros! Monstros que prendem os pobres e os deixam em decomposição. Nós? Bem, nós somos o próprio caos e não tenho dúvidas que vamos criar a nossa própria extinção!
Somos “animais evoluídos e inteligentes”, mas já foram tantos os neurónios que desapareceram após o acender do cigarro! Pensemos na quantidade de células que já se desvaneceram nos nossos cérebros, ou que foram expelidas para o ar, contaminando os puros!
E enquanto os cinzeiros estão cheios, bem, as mentes estão vazias. E basta! Os pulmões já se encontram negros que chegue, as respirações não podem ser mais ofegantes. Estou farta de ouvir o silêncio das vozes roucas ou sentir o cheiro do tabaco na pele. A cegueira humana é CRÓNICA! E o que impede a nossa visão é a ignorância! Até porque onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites. MORRE IGNORÂNCIA, MORRE! PIM
Para termos chegado a este ponto é porque as multidões não sabem quem seguir, a quem pedir ajuda. Já não é possível identificar o que está no céu! Nada nos garante que aquilo que julgamos ser nuvens, não passe de gases libertados pelas fábricas em forma de algodão. E as estrelas? Aquele conjunto de luzes cintilantes que todos gostam de ver? Podem não passar de pedaços de vidro que foram “atirados” para o espaço e que refletem a luz da Lua. A nossa ignorância é apenas uma forma de nos iludirmos, para continuarmos a viver sem nos preocuparmos com outra coisa para além de nós mesmos. Somos uns simples buracos negros, almas podres, que sugam qualquer resto da essência da vida.  
Generalizo, porque não são poucos os que fazem a guerra. Afinal, tantos são aqueles que quando se sentem ameaçados são capazes de destruir soldados do próprio exército! Matamos, roubamos, traímos. Estas podem ser consideradas atitudes de animais evoluídos e inteligentes? Não, pois não? Dizemos por aí que os animais não amam, mas acabamos por nos esquecer que nós somos apenas animais vestidos pela corrupção! Pois, eu sempre ouvi dizer que não há maior riqueza que o conhecimento, nem pobreza que a ignorância! Basta, está na hora de mudar!


Micaela Costa, 12ºG

3 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Abosdaste vários tipos de ignorância e tantos ficaram por referir! :)

A imagem fez-me pensar e acho curiosa vindo de uma jovem. Não há aí um pouco de preconceito (na imagem, claro)? Porque aponta os jovens quando penso que a indiferença em face do outro atravessa gerações.

Micaela Costa disse...

Se abordasse todos os tipos de ignorância não iria sair daqui e, provavelmente, ficaria um texto demasiado longo.
Sim, mas eu vejo a imagem no geral, retirando o 'youth' da frase, porque como a professora disse, de facto, a indiferença não escolhe idades. Escolhi esta imagem pois, de certo modo, coincide com uma frase que utilizei, que passo a citar 'Monstros que prendem os pobres e os deixam em decomposição.' Acaba por, de certo modo, se relacionar também com a ignorância de muita gente face aos que precisam de ajuda e raramente a recebem. E tal como William Hazlitt, um escritor humanista do século XIX, se não estou enganada, disse "O preconceito é filho da ignorância".

Fátima Inácio Gomes disse...

Entendi a tua intenção, Micaela, mas como na verdade gosto de discutir ideias, não pude deixar de incitar à discussão ;-)
E assim foi! Essa frase que citas é Brutal na sua verdade. E, como todas as verdades, é-o na sua simplicidade.
Eu conhecia a de Voltaire "Os preconceitos são a razão dos imbecis."