domingo, 6 de junho de 2010

Uma Infeliz Realidade


 Esta imagem chamou-me a atenção porque, actualmente, uma das questões mais faladas e mais preocupantes a nível mundial é o aquecimento global e todos os seus efeitos que poderão provocar a alteração do clima, forma de viver da sociedade, etc.

        Como a maioria das pessoas sabe, as causas devem-se, sobretudo, a atitudes irresponsáveis do Homem e, por mais que seja avisada das consequências dos seus actos, a humanidade demora a reagir e a tomar medidas para contrariar a situação em que se encontra. Existem algumas medidas simples que podem mudar o rumo dos acontecimentos, como o uso dos transportes públicos colectivos e de transportes amigos do ambiente, mas, ao contrário disso, cada vez se compram mais carros, e cada família quase que tem um carro por cada elemento, uma coisa incompreensível. Outra medida é prevenir a desflorestação. Será assim tão difícil os países, mais propriamente, os seus governos, conseguirem tomar medidas que permitam o fim da desflorestação em massa? Será assim tão difícil vigiar as florestas e permitir o abate de árvores, apenas, de uma forma equilibrada? No meu entender, não seria assim muito difícil - os representantes dos governos são, muitas vezes,  beneficiados, pois permitem que os madeireiros abatam as árvores de forma intensiva, o que é uma infeliz realidade [estabeleces uma relação que não esclareces]. Para além destas medidas e das atitudes que referi anteriormente, uma razão que está a levar ao esgotamento do planeta é o excesso de população e, como consequência, o planeta está a produzir recursos a uma velocidade inferior àquela em que são consumidos. Este é um problema que poucos se apercebem e que é dos mais importantes para perceber o futuro.

       Tendo em conta tudo isto, e como podemos verificar na imagem, o futuro do planeta está nas nossas mãos e nós assistimos passivos à sua destruição. A mentalidade da humanidade só vai mudar quando começarem a sentir na pele, e de forma intensa, a nova realidade e, nessa altura, o problema já não terá solução. Uma pessoa, só, não faz a diferença, mas todos juntos podemos mudar e renovar o mundo em que vivemos! Uma frase célebre de Henry Ford comprova isso mesmo: “ Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”

                                                                                                                                                                         Pedro Dias, 12º C
 

Sem comentários: