domingo, 6 de junho de 2010

O sonho comanda a vida... No silêncio da noite!



Os sonhos são uma demonstração da realidade, mas quem “fala” é o meu inconsciente, desta forma, estes demonstram-me aspectos de uma vida emocional.
    O papel do sonho manifesta-se apenas em revelações dos desejos ocultos, assim, buscam o equilíbrio do ser de uma maneira pouco cansativa e têm o objectivo de compensar falhas da minha vida real.
    Um aspecto muito importante em relação aos sonhos é pensar como um sonhador. Lido com as forças mais fortes, como as sombras, para averiguar como na vida me deparo com as adversidades, a autoridade e a oposição de ideias.    
     Desta forma, aponto os sonhos como forças naturais que me auxiliam como ser humano no processo da individualização e de auto-conhecimento.
    Posso acrescentar que os sonhos não são uma “fachada”, apenas, a própria forma do meu inconsciente se expressar. Podendo assim dizer que os sonhos têm um grande poder revelador para mim.
 Aplico aos sonhos, símbolos que encontro no meu dia-a-dia:
Nascimento
– início do sonho, algo que vai florescer;
Jardim
–  pela diversidade de vida nele existente;
Flor
  – encontro no JARDIM, parecido com o ser humano, cresce, amadurece e morre;
Montanhas
– significam os objectivos que tenho de alcançar na vida, em que o meu inconsciente vê como necessário para me realizar durante este curto período que é o sonho;
Cruzamento – diz-me as diferentes opções que posso escolher, prestando atenção aos sinais que vejo nos sonhos;
Voarexpressa a liberdade de escolher e afirmar-me;
Prédiosrepresentam  as bases e alicerces que criei nos passos anteriores, ajudando a atingir o amadurecimento máximo;
Morte
– como os seres vivos, os sonhos também têm um fim. Os meus não são excepção. Sonhar ajuda, mas nada se torna realidade sem sairmos do inconsciente.
    Tenho de acordar, já são horas….



Pedro Maciel, 12º C

Sem comentários: