Este é um espaço para os meus alunos de Português... os que o são, os que o foram... os alunos da Escola Secundária de Barcelos... (e seus amigos que, se "vierem por bem", serão muito bem recebidos!)... Poderá vir a ser um ponto de encontro, onde a palavra escrita imperará, em liberdade, criativamente, para além das limitações da sala de aula, porque acreditamos que escrever não é "um acto inútil"... inútil é calar.
domingo, 6 de junho de 2010
Sociedade de Engorda
Há dias andava a vaguear pela Internet à procura de algo interessante, até que, de repente, fui “achado por esta imagem”, que me captou por diversos motivos, mas, essencialmente, surpreendeu-me pela idade dos protagonistas e pelo seu notório excesso de peso.
Cada vez mais a obesidade é um factor a ter em conta no quotidiano mundial. Depois de ver esta imagem, e decidir que iria falar sobre ela, optei por fazer uma pequena pesquisa sobre o assunto. Deparei-me com factos realmente surpreendentes, que nos passam ao lado todos os dias, mas que existem e são extremamente preocupantes.
Esta imagem captou-me, como disse anteriormente, pelas idades das crianças nela presentes, mas muitos outros assuntos vêm à tona. Primeiramente, reparamos que estas crianças estão no Mc`Donalds, ora isto é logo preocupante, pois ou os pais destas crianças não se preocupam minimamente com o futuro delas, ou acham que está tudo bem. Ao ver esta imagem, lembro-me também do que passei quando era mais novo, pois também eu sofria de excesso de peso, e apesar de ter bons colegas, sempre havia aqueles que nos tentavam humilhar. Desta forma, acho muito problemático a falta de ajuda nos hábitos alimentares, e até a nível psicológico, pois estas crianças sofrem ataques frequentemente e, parecendo que não, para eles a comida é o melhor amigo, fazendo com que percorram um ciclo com um fim abismal, desde impedimentos na altura de arranjar trabalhos, a incapacidades físicas e motoras e, o mais importante, doenças cardiovasculares que provocam a Morte.
Termino agora com uma frase de esperança e de força de vontade para todos os jovens que, como estes, precisam de confiança: “Ainda que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...” (Saint-Exupéry).
João Carlos, 12º C
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário