sábado, 5 de dezembro de 2009

SEI QUE NUNCA TEREI O QUE PROCURO



Sei que nunca terei o que procuro
E que nem sei buscar o que desejo,
Mas busco, insciente, no silêncio escuro
E pasmo do que sei que não almejo.

(Fernando Pessoa)



Este poema escolheu-me não só pela sua simplicidade, mas também por me caracterizar na fase da vida onde me encontro, cansada, sobretudo, por sentimentos de expectativa e incerteza.
Neste poema, Fernando Pessoa procura o que deseja (???), mas no fundo não se sente concretizado, o que o leva a procurar ou a querer sempre mais e mais (…). No fundo, Pessoa nem sabe o que deseja, mas tem uma ambição de querer buscar sempre mais. Ao não sentir-se concretizado, o poeta vive num sentimento de ambição, de angústia e de cansaço.

O poeta vive um “ tormento de espírito”.

Tudo isto, para dizer que, no fundo, também tenho a sensação de um sentimento de insatisfação, que me leva a uma necessidade de querer sempre mais, não me sentindo ainda concretizada e, no fundo, sem saber o que realmente quero.
Assim, termino com uma expressão minha, “ não desistas de procurar - a sensação de esperar alimenta-nos a esperança, e sem ela a vida não tem sentido”.



Sara Silva, 12ºC

4 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Texto sentido. Apropriaste-te do de Pessoa e passaste-o pela "peneira" das tuas vivências. Como o próprio disse "sentir, sinta quem lê!" :)

Edd disse...

Sei que nunca terei o que procuro
E que nem sei buscar o que desejo,
Mas busco, insciente, no silêncio escuro
E pasmo do que sei que não almejo.

O verdadeiro poeta, que muitos baralha e muitos ilumina, mas em todos só uma palavra os faz pensar!

Boa observação por parte da aluna :)
Que saudades tenho eu de escrever para a professora :P ainda para mais me fomentar, escrever sobre este belíssimo poeta :)

Continuação e Parabéns e constantemente um muito obrigado por todo o apoio professora, é sem duvida única ! *:)

Fátima Inácio Gomes disse...

Oh Edd,mas podes escrever! Deves ! Este espaço será sempre vosso, para isso o criei. E, assim, poderei continuar a acompanhar-vos naquela que é uma das mais fascinantes caminhadas do ser humano: o da descoberta de si, e dos outros, através a escrita. Quanto mais cresço, mais amo a escrita. Será sempre uma dádiva tudo o que partilhes (partilhem) comigo. Connosco.

Edd disse...

assim o farei :) enviarei algo para o seu mail :D